A gigante do streaming, Netflix, anunciou um aumento nos preços dos seus planos Básico e Premium nos Estados Unidos, Reino Unido e França, apesar de no início deste ano ter anunciado descida de preços em mais de 30 países.
Este anúncio vem no seguimento da divulgação de que a empresa ganhou 9 milhões de novos assinantes no terceiro trimestre de 2023, um feito que superou as estimativas dos analistas. Este crescimento foi atribuído principalmente aos esforços da empresa para evitar o uso compartilhado de contas.
Nos Estados Unidos, o plano Básico passou de 9,99 dólares para 11,99 dólares, enquanto o plano Premium aumentou de 19,99 dólares para 22,99 dólares. No Reino Unido, os preços são agora de 7,99 libras para o Básico e 17,99 libras para o Premium. Em França, os preços são de 10,99 euros para o Básico e 19,99 euros para o Premium. Por enquanto, para Brasil e Portugal ainda não há nada oficial, mas já sabemos que acontecerá.
A Netflix justifica este aumento de preços com o seu compromisso em oferecer uma “variedade de planos e preços para satisfazer uma amplia gama de necessidades”. A empresa acrescenta que, à medida que oferece mais valor aos seus membros, ocasionalmente pede-lhes que “paguem um pouco mais”.
No entanto, a questão que se coloca agora é o que acontecerá nos outros mercados além dos mencionados. A Netflix não sugeriu um aumento de preços noutros países, pelo menos até ao momento, mas há rumores de um possível aumento global num futuro próximo.
O Wall Street Journal informou no início deste mês que a Netflix estava a preparar-se para ajustar as suas tarifas a nível global. Este ajuste seria implementado “alguns meses depois” do fim das greves de actores e guionistas que têm afectado a indústria, tornando o aumento de hoje uma surpresa.
O aumento dos preços da Netflix nos Estados Unidos, Reino Unido e França é uma realidade. A empresa justifica este aumento com o valor acrescentado que oferece aos seus membros. No entanto, ainda não há informações concretas sobre um possível aumento de preços noutros mercados, embora existam rumores.
Na minha opinião, embora o aumento de preços possa ser justificado pelo valor acrescentado que a Netflix oferece, é importante que a empresa mantenha uma estratégia de preços justa e transparente para manter a confiança dos seus utilizadores. Além disso, a empresa deve continuar a investir em conteúdo de qualidade para justificar o aumento dos preços e manter a sua base de assinantes satisfeita.
Fonte: Netflix