Neofect Smart Balance: jogar para recuperar de um AVC

Red Magic 3S

A Neofect, uma empresa de soluções digitais para reabilitação física apresentou na CES mais uma novidade: a Neofect Smart Balance. Segundo a própria empresa o dispositivo é uma fusão de “Dance Dance Revolution” (jogo de dança para arcade) com fisioterapia. A Neofect Smart Balance promete revolucionar a reabilitação de doentes que sofreram Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC).

Trata-se de uma plataforma cheia de sensores que analisam a posição dos pés e distribuição de peso do paciente; um cinta peitoral com sensores que analisam a postura corporal e um ecrã onde exercícios sob a forma de jogo de vídeo indicam ao paciente o que deve fazer. Por exemplo, tentar comandar um avião inclinando-se e movendo-se na plataforma ou dançar.

O objectivo do dispositivo é facilitar a recuperação do equilíbrio e postura e fortalecer o core. Através de exercícios interactivos e divertidos os pacientes são desafiados a mexerem-se e a plataforma regista os resultados e progressos de cada paciente. Segundo Scott Kim, co-fundador e CEO da Neofect EUA “Os pacientes são estimulados física e intelectualmente e podem divertir-se durante a reabilitação”.

A Smart Balance é direccionada a clínicas e centros de reabilitação, mas também pode vir a estar em nossas casas. Além de fazer os paciente dançarem e aterrarem aviões fictícios, a plataforma envia relatórios aos terapeutas dos resultados e evolução dos pacientes.

Na CES, a Neofect também apresentou a Neofect Connect, uma aplicação que ajuda os pacientes a recuperarem em casa, recomendando-lhes exercícios e permitindo que os terapeutas comuniquem com os doentes e os ajudem na reabilitação remotamente.

Em Portugal, até Outubro do ano passado foram registados 3456 casos de AVC. É a principal causa de mortalidade e incapacidade no nosso país. Talvez num futuro próximo a Smart Balance possa contribuir para reduzir o número de pessoas incapacitadas por AVC no nosso país.

Fonte: CNet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here