Neofect Smart Balance: jogar para recuperar de um AVC

A Neofect, uma empresa de soluções digitais para reabilitação física apresentou na CES mais uma novidade: a Neofect Smart Balance. Segundo a própria empresa o dispositivo é uma fusão de “Dance Dance Revolution” (jogo de dança para arcade) com fisioterapia. A Neofect Smart Balance promete revolucionar a reabilitação de doentes que sofreram Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC).

Trata-se de uma plataforma cheia de sensores que analisam a posição dos pés e distribuição de peso do paciente; um cinta peitoral com sensores que analisam a postura corporal e um ecrã onde exercícios sob a forma de jogo de vídeo indicam ao paciente o que deve fazer. Por exemplo, tentar comandar um avião inclinando-se e movendo-se na plataforma ou dançar.

O objectivo do dispositivo é facilitar a recuperação do equilíbrio e postura e fortalecer o core. Através de exercícios interactivos e divertidos os pacientes são desafiados a mexerem-se e a plataforma regista os resultados e progressos de cada paciente. Segundo Scott Kim, co-fundador e CEO da Neofect EUA “Os pacientes são estimulados física e intelectualmente e podem divertir-se durante a reabilitação”.

A Smart Balance é direccionada a clínicas e centros de reabilitação, mas também pode vir a estar em nossas casas. Além de fazer os paciente dançarem e aterrarem aviões fictícios, a plataforma envia relatórios aos terapeutas dos resultados e evolução dos pacientes.

Na CES, a Neofect também apresentou a Neofect Connect, uma aplicação que ajuda os pacientes a recuperarem em casa, recomendando-lhes exercícios e permitindo que os terapeutas comuniquem com os doentes e os ajudem na reabilitação remotamente.

Em Portugal, até Outubro do ano passado foram registados 3456 casos de AVC. É a principal causa de mortalidade e incapacidade no nosso país. Talvez num futuro próximo a Smart Balance possa contribuir para reduzir o número de pessoas incapacitadas por AVC no nosso país.

Fonte: CNet

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here