Negócio Microsoft-Activision: Comissão Europeia já tem a sua decisão!

A proposta da Microsoft de aquisição da Activision Blizzard, a empresa de entretenimento interactivo por detrás de jogos como Call of Duty e World of Warcraft, deverá ser recebida com a aprovação do regulador da União Europeia.

O negócio de $69 biliões foi anunciado há 14 meses e está definido para ser uma das maiores fusões na história e, particularmente, na indústria dos videjogos. Depois de analisar os argumentos de ambas as partes os reguladores da UE parecem determinados a considerar que a fusão não irá criar quaisquer práticas anti-concorrenciais dentro do sector.

A aquisição marca uma grande mudança para a Microsoft, que nas consolas tem ficado bem atrás da Sony e da Playstation, mas que agora terá acesso à biblioteca de jogos de sucesso da Activision. Isto inclui franquias como Call of Duty, Diablo, Overwatch e Candy Crush, que são alguns dos jogos mais populares em todas as plataformas.

Espera-se que a Comissão da União Europeia tome a sua decisão final até 25 de Abril. Os anunciados acordos garantem que o aclamado franchise de shooter em primeira pessoa da Activision permanecerá disponível em outras plataformas durante os próximos dez anos, com todas as suas funcionalidades e calendário a chegarem ao mesmo tempo a todas as plataformas. A Nintendo já assinou este acordo mas a Sony ainda não o assinou. Resta saber que tipo de condições podem ser colocadas à Microsoft para a aprovação do negócio.

A aquisição da Activision pela Microsoft e da sua subsidiária, Call of Duty, foi recebida com a oposição de muitas fontes, entre as quais a própria Sony. A Sony receia que se a Microsoft decidir fazer de Call of Duty um jogo exclusivo para plataformas PC e Xbox, isso terá um impacto drástico e devastador no seu negócio de videojogos. Por isso a Microsoft ofereceu este acordo de 10 anos à Nintendo e à Sony.

Superado o obstáculo europeu (claro, ainda todo hipotético), restam dois decididamente grandes: o britânico e o americano. O tempo está a esgotar-se por isso será de esperar mais novidades em breve para saber se o ne´gócio será um sucesso, ou um dos maiores fracassos da Microsoft.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui