Quando o Google lançou o Near Share em 2020, os utilizadores do Android em todos os lugares se entusiasmaram.
Os utilizadores finalmente tinham uma ferramenta para rivalizar com o AirDrop da Apple, uma maneira simples de mover arquivos entre dispositivos sem precisar anexá-los a um e-mail ou carregá-los no Google Drive apenas para baixá-los novamente num novo dispositivo.
Agora, antes do Google I/O, alguns utilizadores notaram uma atualização à espreita no Google Play Services que torna o partilhamento próximo ainda mais fácil. O novo modo “self-share”, parece permitir que o utilizador envie arquivos entre os seus próprios dispositivos com um único toque. O recurso tem sido especulado há meses, mas agora parece estar muito mais perto de estar pronto.
Nearby Share's "self-share" mode will let you quickly share files to other devices signed into the same Google account without needing to approve the share.
This hasn't rolled out yet from what I can see, but it's present in the latest version of Google Play Services. pic.twitter.com/wdtxoiE2oz
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) April 19, 2022
Até agora, o Google exigia que o destinatário de um partilhamento o aceitasse, o que é uma boa ideia por motivos de segurança mas uma etapa adicional irritante quando tudo o que o utilizador quer fazer é enviar uma foto do seu telefone para o laptop numa outra sala.
O novo partilhamento contínuo funciona apenas para os dispositivos que tenham o partilhamento por proximidade ativado que estejam fisicamente próximos ao utilizador e que estejam ligados à sua conta do Google.
O partilhamento nas proximidades é um recurso importante para o Google, especialmente porque o ecossistema Android continua a se expandir entre os dispositivos. Se o Google estiver dentro do seu telefone, laptop, TV, alto-falantes e smartwatch, ele precisa facilitar a movimentação dos itens entre todos esses dispositivos.
A Apple mostrou continuamente o que é possível aqui, com o AirDrop, mas também com os recursos como o controlo Universal.
Mas ambas as empresas sabem que um ecossistema de sucesso requer apenas não fazer coisas, mas fazê-las funcionar juntas, e ambas estão aparentemente a esforçar-se para atingir esse objetivo.
Ainda não existe quaisquer informações sobre quando a atualização do Near Share será lançada, mas com o Google I/O programado para começar no dia 11 de maio.
Fonte: Androidpolice