Nasceu um robotaxi personalizado e sem volante: o Waymo

Um ano depois da Waymo ter anunciado um robotaxi personalizado para o seu serviço de viagens curtas, a empresa Alphabet apresentou finalmente o veículo elétrico autónomo.

Os veículos modernos da Waymo são o Chrysler Pacifica e o Jaguar I-Pace com várias câmaras e sensores fixos, mas não são muito diferentes do projeto de carro autónomo que a Google chegou a apresentar: o “Firefly” personalizado que também não tinha volante, mas era apenas para testes. No futuro, o serviço Waymo One terá um veículo construído especificamente para pequenas viagens autónomas.

O robotaxi da Waymo é o resultado de uma colaboração com a Geely, especificamente a marca Zeekr, e “projetado na Suécia”. Além da tecnologia “Waymo Driver” estar integrada em cada lado e canto, bem como no teto da viatura, claro que salta à vista que ali não há volante!

Os dois assentos da primeira fila têm apenas um ecrã ao centro onde se podem introduzir indicações de condução (como dar prioridade ou evitar portagens), mapas de progresso e controlos da música. Existem outros ecrãs atrás da direção e do banco do passageiro da frente para a segunda fila. Ao mesmo tempo, há bastante espaço na bagageira.

A Waymo informou que os bancos dianteiros estão virados no sentido da estrada, em vez de serem invertidos como já vimos noutros carros autónomos – para ajudar a prevenir enjoos. Na fase de testes a marca percebeu que as pessoas querem ver o que está a acontecer à sua frente, mesmo que não estejam a controlar a viagem.

Outro detalhe interessante é o uso de portas de correr em ambos os lados, para a frente e para trás, o que estará pensado para facilitar as entradas e saídas de passageiros.

O robotaxi destina-se à frota americana Waymo One, mas a disponibilidade atual ainda está definida para “os próximos anos”.

Fonte: 9to5Google

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui