NASA realiza o primeiro “test-drive” com o Preserverance

Já passaram mais de duas semanas desde que Preseverance, o rover mais recente da NASA, aterrou no planeta vermelho. Mas só no passado dia 4 de Março é que o veículo não tripulado se mobilizou pela primeira vez na superfície marciana.

Até chegar a este patamar o Preserverance teve de correr outros testes e diagnósticos desde o seu lançamento. Um dos mais importantes foi a substituição do software que ajudava o rover na aterragem pelo software que irá ajudar na investigação do planeta vermelho, claro que com a alta latência na ligação entre o centro de controlo e o veículo na superfície marciana o download deste novo software demorou imenso tempo.

Outro teste realizado foi o manuseamento do seu braço robótico especializado que segundo a agência norte-americana está também calibrado e pronto a exercer a sua função.

O teste de mobilidade foi um sucesso e permitiu verificar que a tração de seis rodas do rover respondeu sem qualquer problema. Durante este teste o Preseverance percorreu o total de 6,5 metros em 33 minutos à volta da sua zona de aterragem. Uma cientista do NASA Jet Propulsion Lab afirmou que toda a equipa envolvida neste projeto está confiante na mobilidade do rover.

Apesar de o teste de mobilidade e o teste do braço robótico já terem sido concluídos o Preseverance ainda terá de correr vários outros testes e calibrações, incluíndo o lançamento do Ingenuity, o que será o primeiro helicóptero a realizar um voo em Marte, que deverá ocorrer em algum momento nas próximas três semanas (visto que o plano original da NASA era ativar este veículo voador cerca de um mês após a aterragem do rover).

Após estes testes o rover será ainda lançado em voltas com uma distância maior, após as quais estará pronto a desempenhar o seu papel na cratera de Jezero durante os próximos dois anos .

Fonte: Engadget

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here