NASA perde dois satélites meteorológicos após lançamento falhado do Astra

Um foguete pertencente à promissora empresa espacial Astra não conseguiu entregar dois dos satélites meteorológico da NASA ao espaço depois do seu motor de segundo estágio ter desligado prematuramente. Ambos os satélites foram perdidos tendo em conta a falha no motor.

O Veículo de Lançamento 0010 (LV0010) do Astra decolou com sucesso da Estação da Força Espacial Cape Canaveral, na Flórida, às 13h43 ET, mas sofreu uma falha no estágio superior após 10 minutos do seu vôo.

O lançamento faz parte da missão da NASA de enviar seis satélites TROPICS ao espaço, esses pequenos CubeSats de 30 centímetros de comprimento devem ajudar a NASA a acompanhar melhor o desenvolvimento de tempestades tropicais. CubeSats são satélites de baixo custo frequentemente construídos por pesquisadores em faculdades e universidades.

“O estágio superior fechou cedo e não entregamos as cargas úteis em órbita”, disse Astra num comunicado no Twitter. “Compartilhamos os nossos arrependimentos com a @NASA e a equipa de carga útil.” Thomas Zurbuchen, administrador associado da divisão científica da NASA, reconheceu o lançamento malsucedido num tópico no Twitter, mas permaneceu otimista, e observou que ainda “oferecia uma grande oportunidade para as novas capacidades científicas e de lançamento”.

Não está claro se ou quando a NASA planeia lançar os satélites TROPICS restantes com o Astra, ou se os dois que foram perdidos irão ser substituídos. A NASA não respondeu a nenhum pedido de esclarecimento dos jornalistas.

Astra fez parceria com a NASA em fevereiro para trazer um conjunto de CubeSats para o espaço, marcando o seu primeiro lançamento fora do Cabo Canaveral. No entanto, o Astra perdeu a carga útil depois do foguete girar fora do seu controlo após o lançamento.

Até agora, o Astra teve apenas dois lançamentos orbitais bem-sucedidos num total de sete tentativas. A empresa alcançou a órbita pela primeira vez em novembro passado e implantou com sucesso os satélites de um cliente em órbita em março. Uma série de problemas afetou outros lançamentos do Astra, desde problemas com o seu sistema de orientação até falhas no motor.

Fonte: Astra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui