A NASA não prevê que seja possível lançar algum Astronauta na Lua nos próximos anos devido à crise económica mundial.
Alguns especialistas já se pronunciaram sobre os planos da NASA em relação à Lua dizendo que esta poderá ser um destino inviável e que se deveria enveredar por outros caminhos.
Entretanto uma astronauta ligada à NASA revelou que a mesma encontra-se com algumas dificuldades financeiras que impossibilitam uma viagem à Lua e que todos os esforços estão a ser reunidos para encontrar outras investigações que possam ser possíveis de efectuar com menos custos.
Com as missões congeladas a NASA vira-se agora para outras soluções estratégicas como utilizar rockets militares adaptados em futuras missões, a construção de derivados do space shuttle que permitam futuramente transportar mais pessoas e mercadoria, e por fim a criação de depósitos espaciais que permitam o reabastecimento no espaço para viagens longas.
No horizonte da NASA continua em aberto a possibilidade da construção de uma base lunar bem como uma missão tripulada a Marte. Entretanto outros países ponderam fazer a vez dos Estados Unidos como é o caso da China, Russia, Japão e Índia, sendo mais provável que seja a China o país mais capaz de chegar à Lua nos próximos tempos.