NASA e SpaceX querem prolongar a vida do telescópio Hubble

Lançado em 1990 pela NASA, o Hubble é um satélite artificial não tripulado responsável pelo transporte de um grande telescópio.

De acordo com comunicados feitos no passado pela agência espacial estadunidense, seria suposto o telescópio manter-se ativo até ao final desta década. No entanto, a NASA acaba de revelar que tem, na verdade, intenções de prolongar ainda mais a vida útil do Hubble, e para tal entrou em parceria com a SpaceX para estudar uma forma de alcançar essa meta.

O telescópio tem sido, até agora, responsabilidade da NASA, que entre 1993 e 2009 já lhe realizou diversas reparações e melhorias, de modo a preservar ao máximo a sua longevidade. Agora, com a intervenção da SpaceX, acredita-se que o Hubble poderá vir a continuar o seu trabalho durante consideravelmente mais tempo do que aquilo que havia sido previsto.

Esta novidade vem diretamente do site da NASA, que no seu website oficializou a sua parceria com a SpaceX, com o objetivo de estudar a possibilidade de permitir a implementação do Programa SpaceX e Polaris, que teria como objetivo impulsionar o Hubble para uma órbita superior através da utilização da nave espacial Dragon. Uma das grandes vantagens deste projeto é que não implicaria qualquer investimento por parte do governo.

O Hubble é um equipamento muito especial e de grande importância, uma vez que ao longo de mais de 30 anos foi um dos que mais informações nos trouxe sobre o universo, operando em órbita durante as últimas décadas a pouco mais de 500 km do planeta terra.

A distância desta órbita tem, no entanto, vindo a decair com o passar dos anos, o que compromete a qualidade e quantidade de informação captada, e eventualmente conduzirá à sua desativação. Assim sendo, o que a SpaceX propõe é, exatamente, ajudar a combater essa resistência atmosférica que conduz a uma decadência progressiva, permitindo assim ao telescópio recuperar uma órbita mais favorável.

Fonte: NASA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui