NASA deixa de ter comunicação com satélite CAPSTONE

Foi perdido o contacto com um satélite da NASA que deveria orbitar a Lua e que faz parte de um novo projeto que tem como principal objetivo colocar astronautas na superfície lunar.

A agência espacial dos EUA admitiu a má notícia na tarde de terça-feira, depois de o pequeno satélite Capstone (Cislunar Autonomous Positioning System Technology Operations and Navigation Experiment) ter sido lançado com sucesso a 28 de junho.

O satélite atingiu com sucesso a órbita da Terra e estava no caminho certo para alcançar a órbita da Lua em meados de novembro. Mas logo depois a NASA perdeu o contato com o satélite e seu paradeiro é, atualmente, desconhecido, e não se sabe se toda a missão está em perigo.

Num comunicado de imprensa, a agência disse que agora está a trabalhar no sentido de tentar restaurar a comunicação, mas o problema parece estar no satélite Capstone e não na Deep Space Network, que são as antenas que a NASA está a utilizar para fazer contato.

“A equipa tem bons dados sobre a trajetória da nave, baseado na primeira passagem completa e uma segunda passagem parcial da estação terrestre com a Deep Space Nwtwork”, disse a porta-voz da NASA, Sarah Frazier em email à imprensa, citada pela Space.com.

No início, tudo correu como pretendido, e a NASA refere que “se for preciso, a missão tem combustível suficiente para adiar a manobra de correção da trajetória inicial, pós-separação, por diversos dias”.

Fonte: Space

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui