NASA cria projecto NIAC!

Tecnologias futuras que poderiam ajudar a fazer viagens mais rápidas a Marte e explorações robóticas do fundos dos oceanos podem ter começado agora com o novo programa da NASA, o Conceitos de Inovação da NASA (NIAC). O programa, que investe em estados iniciais de projectos da NASA e também pesquisadores de Universidades, seleccionou 23 potenciais conceitos revolucionários para ganhar um prémio de valor monetário de cerca de 7 milhões de euros. Destes 23 candidatos existem 16 que já tinham recebido prémios no âmbito do programa NIAC.

O programa NIAC é um programa que tem o objectivo de encorajar pesquisadores e empresas a se superarem a si próprios e arranjarem soluções para ultrapassar desafios que existem actualmente e que a ciência está a tentar resolver, bem como soluções para futuras missões.

Uma missão que se quer realizar é uma exploração a um planeta semelhante ao planeta Terra mas fora do Sistema Solar. Existem três fases para a exploração. Durante as fases 1 e 2 do estudo NIAC tem que se avaliar a capacidade de se ver para além do Sistema Solar numa tentativa de ver planetas a orbitar à volta de outras estrelas (como a Terra faz à volta do Sol). Áreas de estudo nesta duas primeiras fases incluem perceber a viabilidade da tecnologia e desenvolver essa mesmo tecnologia segundo os conceitos das missões que se querem fazer. Algumas das tarefas que se têm que fazer é mapear os asteróides e outros corpos celestes pequenos no Sistema Solar (alguns que até possam ser usados para fazer fármacos no espaço) e extrair água da Lua. Alguns dos conceitos até podem vir a ser interessantes para outros projectos da NASA, como por exemplo o programa para 2024 que enviar a primeira mulher à Lua, ou o programa de 2028 de enviar outro homem à Lua.

A NASA seleccionou todos os candidatos através de recomendações enviadas sobre os mesmos. Todos os projectos ainda se encontram no estado iniciar de pesquisa, em que muitos precisam de uma década, ou talvez mais para estarem concluídos e não se tratam de missões oficiais da NASA.

Fonte: technology.org

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here