A NASA anunciou a descoberta de mais de 5 mil planetas conhecidos fora do nosso sistema solar, designados como exoplanetas.
A agência espacial dos Estados Unidos da América adicionou outros 65 exoplanetas ao Arquivo de Exoplanetas da NASA online, somando o total de 5005 mundos.
Em 1992, quando a primeira descoberta de exoplanetas foi anunciada pelos astrónomos Aleksander Wolszczan e Dale Frail, ninguém conseguia imaginar que apenas 30 anos depois milhares de exoplanetas seriam conhecidos por toda a humanidade.
“Na minha opinião, é inevitável que encontremos algum tipo de vida em algum lugar – provavelmente de algum tipo primitivo”, afirmou Alexander Wolszczan.
Os exoplanetas encontrados até agora incluem mundos pequenos e rochosos como a Terra, e gasosos muitas vezes maiores que Júpiter em órbitas extremamente próximas e giram em torno das suas estrelas.
“Não é apenas um número”, disse Jessie Christiansen, a astrónoma do Instituto de Ciências Exoplanetas da NASA em Caltech, Califórnia. “Cada um deles é um mundo novo, um planeta totalmente novo. Fico animada com cada um porque não sabemos nada sobre eles”, acrescentou.
“Os cientistas estão à procura na galáxia por planetas semelhantes à Terra e sinais de vida”, descreve a NASA. “Como observamos no planeta Terra, a vida pode se adaptar a condições que os seres humanos considerariam muito duras, como a temperatura, a radiação, a salinidade, a acidez e a aridez. Pode ser possível que a vida tenha começado noutros mundos e se adaptado a condições bastante alheias ao que estamos acostumados”, acrescentou.
A capacidade dos cientistas de encontrar novos exoplanetas está a evoluir, com uma compreensão crescente de como localizar planetas além do nosso sistema solar e as ferramentas tecnológicas para fazê-lo, como o Transiting Exoplanet Survey Satellite lançado em 2018 e o recém-lançado Telescópio Espacial James Webb.
O Telescópio Espacial Kepler, lançado em 2009, contribuiu também para a descoberta de mais de 3 mil exoplanetas, com outros 3 mil candidatos à espera de análise e de investigação.