NASA anuncia atraso no lançamento do asteroide Psyche

A NASA anunciou na sexta-feira que a missão do asteroide Psyche, a primeira missão da agência projetada para estudar um asteroide rico em metais, irá ser adiado e já não será feito em 2022.

Devido ao atraso na entrega do software de voo e do equipamento de teste da nave, a NASA não tem tempo suficiente para concluir os testes necessários antes da data planeada de lançamento. A equipa da missão precisa de mais tempo para garantir que o software funcionará corretamente durante o voo.

A NASA selecionou o Psyche em 2017 como parte do Programa Discovery da agência , um conjunto de missões competitivas de baixo custo lideradas por um único investigador principal. A agência está a formar uma equipa de avaliação independente para analisar o caminho a seguir para o projeto e para o Programa Discovery.

“A NASA leva muito a sério os compromissos de custo e cronograma dos seus projetos e programas”, referiu Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA em Washington. “Estamos a tentar explorar opções para a missão no contexto do Programa Discovery, e será tomada uma decisão sobre o caminho a seguir nos próximos meses.”

A equipa de avaliação independente, normalmente composta por especialistas do governo, meio académico e indústria, analisará as opções possíveis para os próximos passos, incluindo os custos estimados. As implicações para o Programa de Descobertas da agência e o portfólio de ciências planetárias também serão consideradas.

O software de navegação e voo de orientação da espaçonave controlará a orientação da nave enquanto voa pelo espaço e é usado para apontar a antena da espaçonave em direção à Terra para que a nave possa enviar dados e receber comandos. Ele também fornece informações de trajetória para o sistema de propulsão elétrica solar da espaçonave, que começa a operar 70 dias após o lançamento.

Fonte: NASA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui