Não percebe o Metaverso? Tim Cook também questiona o metaverso

Enquanto a Meta continua a juntar bilhões para a proposta do CEO Mark Zuckerberg para o metaverso, o CEO da Apple, Tim Cook, acha que a maioria das pessoas não consegue nem definir o metaverso, muito menos passar longos períodos vivendo as suas vidas dentro dele.

“Sempre achei que é importante que as pessoas entendam o que é”, disse Cook à publicação holandesa Bright. “E eu realmente não tenho certeza se uma pessoa comum pode te dizer o que é o metaverso realmente.” Por outras palavras, apesar dos persistentes relatos do interesse da Apple em construir todos os tipos de hardware de AR e VR, Cook diz que não está pronto para afirmar que a empresa está a trabalhar para o chamado “metaverso”.

No lado contrário Mark Zuckerberg tem uma visão diferente. No início deste ano, o CEO da Meta disse aos seus funcionários que a empresa estava numa “ competição filosófica muito profunda” com a Apple para construir o metaverso. “Esta é uma competição de filosofias e ideias, onde eles acreditam que, fazendo tudo sozinhos e integrando fortemente, eles conseguem construir uma melhor experiência do consumidor”, disse Zuckerberg.

Cook também expressou ceticismo de que as pessoas vão querer passar longos períodos de tempo em VR no futuro. “VR é algo em que pode realmente mergulhar e isso pode ser usado de uma maneira muito positiva. Mas neste momento acho que não vai querer viver toda a sua vida dessa maneira”, disse ele à Bright. “VR é para períodos definidos, não é uma maneira de comunicar.”

Os comentários de Cook fazem dele o mais recente CEO de alto nível a expressar ceticismo sobre o metaverso. O CEO da Snap, Evan Spiegel, disse ao The Guardian que a empresa evita usar o termo porque é “bastante ambíguo e hipotético” e que se pedisse a uma sala cheia de pessoas para definir o que é metaverso, todas as suas definições seriam “totalmente diferentes”.

Enquanto isso, o chefe de dispositivos da Amazon, David Limp, disse recentemente que se ele perguntasse a “algumas centenas de pessoas o que eles achavam que era o metaverso, obteríamos centenas respostas diferentes” e que não existe uma “definição comum” do termo.

Enquanto Cook, Spiegel e Limp têm sido publicamente céticos em relação ao termo “metaverso”, Apple, Snap e Amazon continuam a investir em tecnologias semelhantes àquela que a Meta acha que um dia irá alimentará o nosso futuro metaverso. Cook é um grande defensor da realidade aumentada e a Apple poderá anunciar uma combinação de óculos AR/VR já em 2023, enquanto a Snap lançou o seu primeiro par de óculos AR como uma versão beta limitada no ano passado.

A Meta, por sua vez, já lançou vários headsets de realidade virtual após a aquisição da Oculus em 2014.

Fonte: rtlnieuws

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui