Não consegue aceder ao Facebook, Instagram, WhatsApp ou Messenger? Não é o único

As redes sociais e as aplicações de troca de mensagens são cada vez mais importantes e quando não conseguimos aceder às redes sociais, até parece que não é internet, certo? Neste caso, obviamente que não é verdade. O que acontece é simples: o Facebook e as outras aplicações da empresa estão com problemas e estão offline, segundo podemos constatar no Downdetector.

Mas, para percebermos a influência que as redes sociais têm, no mesmo Downdetector também verificamos que a NOS, MEO e Vodafone também têm reclamações de problemas, mas muito provavelmente as “reclamações” acontecem porque o Facebook e suas associadas estão offline, o que nos faz voltar à primeira parte deste artigo, quando dizemos que sem redes sociais parece que não há internet.

Ora as primeiras reclamações iniciaram entre as 16h30 e as 17h do dia de hoje (horário de Lisboa), sendo que grande parte das reclamações aconteceram… no Twitter, como é normal. O impacto foi tal, que a Nowo já enviou mensagens aos seus clientes a informar que as redes sociais e as aplicações do Facebook estão offline, tal deverá ter sido os contactos de clientes a “queixarem-se” da falta de internet. Mas isto acontece e não é a primeira vez.

blank

Agora mesmo quando estou a escrever este artigo, ainda não consigo aceder ao Facebook e ao Instagram, enquanto o WhatsApp indica que as mensagens que enviei entretanto ainda não foram enviadas (sendo que pelas 19h tentei fazer uma videochamada no WhatsApp e não percebi porque não deu). Por isso, podemos afirmar que os problemas do Facebook ainda não foram resolvidos. Mas já houve comentário oficial.

Através da conta do Twitter, o que acaba por ser engraçado, o Facebook confirmou que já tem conhecimento que algumas pessoas estão a ter problemas no acesso às suas aplicações e ao seus produtos, referindo que já estão a trabalhar no sentido de recolocar todo de volta ao normal o mais rápido possível, pedindo desculpa pelo incómodo. No entanto, tendo em conta que o problema iniciou-se pelas 16h40 e perto das 22h (hora de publicação deste artigo), os serviços continuam a ter problemas, parece que não estão a ser rápido como pretendiam.

Ora, mas ainda há pouco tempo aconteceu o mesmo, em março deste ano, sendo que o Facebook, Instagram e WhatsApp teve problemas durante quase uma hora, o que também causou imensas reclamações na rede social Twitter.

Por agora ainda não é conhecido o problema que afetou as redes sociais e as aplicações do Facebook, sendo que a agência Reuters refere que foi verificado um erro relacionado com o sistema de nomes de domínio (DNS), o que relembra a falha generalizada que aconteceu em março.

Este problema também já afetou financeiramente a empresa, neste caso as ações da mesma, que registaram uma queda de 5,5% nas negociações, aproximando-se do pior dia do ano.

Assim, este problema afeta, e muito, o próprio Facebook.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here