Na próxima semana, um grande asteroide fará uma das suas passagens mais próximas pela Terra. Os asteroides caracterizam-se por ser pequenos objetos rochosos que orbitam em torno do Sol e são muito menores em tamanho do que os planetas e por apresentarem uma estrutura metálica.
O asteroide — conhecido como 7482 (1994 PC1) e que tal como o nome indica foi catalogado pelos cientistas no início da década de 90 — fará a sua passagem mais próxima da Terra dos últimos 200 anos.
O asteroide deve sobrevoar a terra no dia 18 de janeiro às 21h51 de Portugal Continental, a uma distância da Terra de 1,9 milhões de quilómetros — algo como cinco vezes a distância entre a Terra e a Lua — apresentando um diâmetro de cerca de um quilómetro — o que representa duas vezes e meia a altura do Empire State Building — O asteroide desloca-se a uma velocidade média de 76.192,78 km/h.
O asteroide pode ser visto com um telescópio apontado para uma estrela perto da localização da grande rocha espacial. Os interessados em visualizar o asteroide, podem utilizar um telescópio computorizado para detetar o asteróide apontando o dispositivo para a estrela de referência HIP 8210. A rocha espacial aparecerá como uma “estrela em movimento lento” em frente das estrelas, conforme refere o site EarthSky.
Embora a enorme rocha espacial seja classificada como um asteroide potencialmente perigoso (PHA) devido ao seu tamanho, os cientistas garantem que não representa uma ameaça para a Terra. Em boa verdade, asteroides destas dimensões apenas se aproximam assim tanto da Terra a cada 600 mil anos.
De acordo com Eddie Irizarry, da Sociedade de Astronomia das Caraíbas, este asteroide proporciona uma oportunidade única aos observadores do espaço com equipamento amador, já que a passagem do 7482 (1994 PC1) vai poder ser acompanhada. Espera-se que apareça no céu, um ponto de luz, com magnitude de 10, a brilhar a poder ser observado com telescópios que tenham seis ou mais polegadas.
Fonte: CNN
Esta informação não está correta: «[…]a passagem deste asteroide pela terra vai ser no dia 18 de Janeiro, e vai estender-se para a madrugada de dia 19, altura em que estará a 1,9 milhões de quilómetros da Terra – o que representa duas vezes e meia a altura do Empire State Building e, pouco mais de cinco vezes a distância entre a Terra e a Lua».
Olá Artur. Agradecemos, em primeiro lugar, o alerta, que mereceu a nossa maior atenção. Já procedemos à retificação do artigo. Continue a acompanhar-nos.