MWC: Qualcomm apresenta novidades para o setor automóvel

A Qualcomm apresentou várias novidades no Mobile World Congress 2019 (MWC), o maior evento de tecnologia móvel do mundo que está a decorrer em Barcelona e onde também estamos presentes.

De entre as novidades apresentadas destacam-se a computação heterogénea de alto desempenho, conectividade 4G/LTE, Qualcomm AI Engine para machine learning e visão computacional.

A Qualcomm Robotics RB3 é uma plataforma integrada projetada para a robótica e para ajudar na criação de produção de produtos avançados de robótica, seja para empresas ou diretamente para os consumidores. Para isso, possui um conjunto de hardware, software e ferramentas otimizadas, permitindo a integração de recursos importantes.

Outra das novidades que mereceu destaque foi a Plataforma 5G para indústria automobilística, nomeadamente veículos conectados de próxima geração. Foram anunciadas pela empresa as plataformas Qualcomm Snapdragon Automotive 4G e Qualcomm Snapdragon Automotive 5G. Têm previsão para chegar em 2021 (mas devem ser testadas ainda este ano) e são integradas à tecnologia de comunicação direta C-V2X, a qual permite a comunicação direta entre veículos ou dispositivos da rede rodoviária.

Tais plataformas prometem tornar o ato de conduzir numa experiência incrível. Algumas vantagens são: posicionamento preciso para navegação na pista, maior segurança automotiva e maior autonomia.

A plataforma Qualcomm Snapdragon Automotive 4G possui a função Full-Dimension MIMO para agregação de até 5 operadoras LTE. O objetivo é gerar conexão contínua, o que pode garantir maiores níveis de segurança para veículos autónomos. Já a plataforma Qualcomm Snapdragon Automotive 5G é a primeira do tipo a ter suporte para Dual SIM Dual Active, o que permite que o condutor escolha sua operadora de rede independente.

O Wi-Fi 6 para o setor automotivo também está a caminho graças ao chip Qualcomm Automotive Wi-Fi 6 – um complemento às plataformas Qualcomm Snapdragon Automotive 4G e Qualcomm Snapdragon Automotive 5G. Trata-se da solução mais avançada da empresa e foi projetada para permitir conectividade de forma rápida, segura e eficiente em todo o veículo.

O objetivo é atender às necessidades dos consumidores num menor tempo de latência. Suporta streaming de vídeo ultra-HD em vários monitores, exibição em ecrã de dispositivos compatíveis e câmaras e suporte a Bluetooth 5.1. A segurança foi outra das suas preocupações, já que o Qualcomm Automotive Wi-Fi 6 usa o protocolo de segurança WPA3, que é mais seguro.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here