MWC: Qualcomm apresenta novidades para o setor automóvel

A Qualcomm apresentou várias novidades no Mobile World Congress 2019 (MWC), o maior evento de tecnologia móvel do mundo que está a decorrer em Barcelona e onde também estamos presentes.

De entre as novidades apresentadas destacam-se a computação heterogénea de alto desempenho, conectividade 4G/LTE, Qualcomm AI Engine para machine learning e visão computacional.

A Qualcomm Robotics RB3 é uma plataforma integrada projetada para a robótica e para ajudar na criação de produção de produtos avançados de robótica, seja para empresas ou diretamente para os consumidores. Para isso, possui um conjunto de hardware, software e ferramentas otimizadas, permitindo a integração de recursos importantes.

Outra das novidades que mereceu destaque foi a Plataforma 5G para indústria automobilística, nomeadamente veículos conectados de próxima geração. Foram anunciadas pela empresa as plataformas Qualcomm Snapdragon Automotive 4G e Qualcomm Snapdragon Automotive 5G. Têm previsão para chegar em 2021 (mas devem ser testadas ainda este ano) e são integradas à tecnologia de comunicação direta C-V2X, a qual permite a comunicação direta entre veículos ou dispositivos da rede rodoviária.

Tais plataformas prometem tornar o ato de conduzir numa experiência incrível. Algumas vantagens são: posicionamento preciso para navegação na pista, maior segurança automotiva e maior autonomia.

A plataforma Qualcomm Snapdragon Automotive 4G possui a função Full-Dimension MIMO para agregação de até 5 operadoras LTE. O objetivo é gerar conexão contínua, o que pode garantir maiores níveis de segurança para veículos autónomos. Já a plataforma Qualcomm Snapdragon Automotive 5G é a primeira do tipo a ter suporte para Dual SIM Dual Active, o que permite que o condutor escolha sua operadora de rede independente.

O Wi-Fi 6 para o setor automotivo também está a caminho graças ao chip Qualcomm Automotive Wi-Fi 6 – um complemento às plataformas Qualcomm Snapdragon Automotive 4G e Qualcomm Snapdragon Automotive 5G. Trata-se da solução mais avançada da empresa e foi projetada para permitir conectividade de forma rápida, segura e eficiente em todo o veículo.

O objetivo é atender às necessidades dos consumidores num menor tempo de latência. Suporta streaming de vídeo ultra-HD em vários monitores, exibição em ecrã de dispositivos compatíveis e câmaras e suporte a Bluetooth 5.1. A segurança foi outra das suas preocupações, já que o Qualcomm Automotive Wi-Fi 6 usa o protocolo de segurança WPA3, que é mais seguro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here