MWC 2015: Protótipo do smartphone modular da Google marca presença

 

modular Google Ara yezz

aqui temos falado sobre o projeto Ara. Um projeto inovador apresentado pela Google que permite ao utilizador “montar” o seu smartphone com base em pequenos módulos, como se de um jogo de construção se tratasse, podendo ser personalizado a seu gosto. Com este projeto, a Google quer superar os seus principais concorrentes como a Apple.

O objectivo é criar uma verdadeira indústria em torno deste novo modelo, que oferece, segundo ela, um acesso facilitado à internet a pessoas de países emergentes.

O smartphone está ainda em fase de protótipo e foi apresentado durante o “Mobile World Congress 2015” em Barcelona.

O aparelho consiste numa estrutura básica sobre a qual são adicionados diferentes módulos tais como ecrã, bateria, câmara, sensores, 3G e Wi-Fi.

A durabilidade média da estrutura base está prevista em cinco ou seis anos contra os dois anos médios dos smartphones atuais. A dificuldade prende-se em saber quanto tempo cada módulo adicional funcionará.

Apesar das vantagens apresentadas pela Google, o diretor do projecto Paul Eremenko, reconhece que há ainda um longo caminho a percorrer não só porque a tendência caminha em direção aos telefones mais finos, com um ecrã grande e este modelo modular poderá ser maior e com design não muito elegante mas também porque os consumidores desejam uma maior personalização dos produtos mas tem dificuldade a decidir quando são dadas muitas opções.

A Google ainda não fala em preço de venda mas estima um custo de produção de 50 a 100 dólares para um modelo inicial. Ao que tudo indica, o objetivo da Google não é ganhar dinheiro com o projeto Ara mas sim vender smartphones em países de baixo poder de aquisitivo.

No MWC 2015 o projeto este representado pela Yezz, marca de smartphones presente em Portugal e que também irá criar módulos para o smartphones modular da Google.

O primeiro mercado a receber o smartphone modular será o Porto Rico, chegada prevista ainda este ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui