Mustang Lithium, o concept elétrico da Ford com caixa de velocidades manual

Este veículo elétrico trata-se apenas de um concept e não de um veículo de massas (de venda massificada ao público). Abre sim, a porta a novas oportunidades!

É do conhecimento geral que um veículo elétrico não necessita de alternar entre diferentes velocidades de marcha. O motor elétrico consegue um entrega completa da sua potência paras as rodas sem a necessidade de uma transmissão de caixa de velocidades. Contudo, graças a uma parceria com a Webasto, a Ford conseguiu esta tamanha proeza.

O monstruoso motor de cerca de 910 cv (900 horsepower) que debita uns modestos 1.350 nm (1,000ft/lbs) de torque, vem agora acoplado com uma caixa de 6 velocidades (transmissão GETRAG) da Magna PT. A alimentar este fantástico motor, a Ford, optou por incluir um sistema de baterias de 800 volts que proporciona um consumo de 1 megawatt de descarga elétrica máximo (em termos de potência).

Ao centro do habitáculo frontal, a marca norte-americana, optou pela inclusão de um ecrã touchscreen de 10.4″ que permite a regulação do torque — em dois modos diferentes de potência.

A parceria entre ambas as marcas pressupõe o desenvolvimento e eletrificação do parque automóvel. “À semelhança do empurrão da Ford para a eletrificação [do parque] automóvel, esta decisão inova, uma vez que possibilita que no futuro, ambas as tecnologias desenvolvidas [por ambas as marcas] consigam, por um lado apostar num desempenho, no futuro, elétrico e na forma como os veículos se eletrificam”, refere Mark Denny — Presidente e CEO da Webasto Customized Solutions.

O Mustang Lithium, como é conhecido, não apenas permite saber como pode ser o futuro, como permite melhorar problemas comuns em automóveis (de competição, principalmente) — em termos de aquecimento e gestão das baterias. Através desta experiência, a norte-americana Ford adquire mais conhecimentos para uma produção massificada.

“Este protótipo exclusivo, Mustang, revela-se uma excelente oportunidade para nós, em conjunto com a Webasto, para apresentar aos nossos consumidores o que existe de novo numa propulsão elétrica e o que pode fazer pelo desempenho do [seu] carro amado”, refere Hau Thai-Tang, Ford’s Chief Product Development and Purchasing Officer.

A potência reconhecida a este concept é notória, mas se achar que isso não é suficiente, a empresa fundada por Henry Ford, optou por incluir o seu pacote “Performance’s Track Handling”, que em conjunto com um sistema de travagem Brembo de seis pistões às rodas dianteiras (do Shelby GT350R) assegura uma maior eficiência na hora de acalmar os furiosos 1300 newton-metro de torque.

Fonte Ford Media Center

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here