Musk apresenta ideias para acabar com a guerra na Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, respondeu a Elon Musk depois do dono da Tesla ter publicado uma pesquisa no Twitter com as suas sugestões para acabar com a invasão da Rússia. Musk pediu aos seus 107,7 milhões de seguidores que votassem nas ideias que incluíam ceder território à Rússia.

Num resposta, Zelensky publicou a sua própria pesquisa perguntando aos utilizadores se eles gostavam mais da pessoa mais rica do mundo quando ele apoiava a Ucrânia. O embaixador da Ucrânia na Alemanha, Andrij Melnyk, usou um palavrão forte, que descreveu como a sua “resposta muito diplomática”. Enquanto isso, o grande mestre de xadrez russo Garry Kasparov disse: “Isso é idiotice moral, repetição da propaganda do Kremlin, uma traição à coragem e sacrifício ucraniano”.

As ideias de Musk incluíam votos em partes da Ucrânia ocupadas pela Rússia que o Kremlin diz estar anexando. O multibilionário disse: “A Rússia sai se essa for a vontade do povo”. O presidente Vladimir Putin já declarou quatro regiões ucranianas como já fazendo parte da Rússia, após os chamados referendos denunciados como fraudulentos por Kiev e os seus aliados ocidentais. A Rússia não controla totalmente nenhuma das quatro regiões.

Musk também sugeriu que o mundo deveria reconhecer formalmente a Crimeia, anexada pela Rússia em 2014 como parte da Rússia. A pessoa mais rica do mundo em 2022, segundo a revista Forbes, alertou que o conflito pode terminar num guerra nuclear, embora tenha acrescentado que isso é “improvável”, mas com o passar do tempo uma possível guerra nuclear não será assim tão “improvável”.

Depois de ter passado 10 horas após ter sido publicado, a pesquisa de Musk atraiu mais de dois milhões de votos. Zelensky respondeu com a sua própria pesquisa perguntando: “Qual @elonmusk você gosta mais? Um que apoia a Ucrânia ou um que apoia a Rússia?”.

Oito horas depois de ter sido publicado, essa pesquisa foi votada por mais de 1,5 milhões de vezes.

No início da invasão da Rússia, a empresa de internet via satélite de Musk, Starlink, enviou equipamentos para a Ucrânia. Isso aumentou a popularidade de Musk na Ucrânia e ele foi posteriormente convidado por Zelensky para visitá-lo quando a guerra com a Rússia acabar.

Fonte: BBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui