Músculos robóticos feitos de Teia de Aranha

Novas propriedades da teia de aranha foram descobertas por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que poderão ser utilizadas para a robótica.

A descoberta feita por uma equipa de pesquisa da Universidade de Ciências e Tecnologia de Huazhong, China, desta “nova” propriedade da teia de aranha, foi por acaso, foi descoberto por mero “acidente”. Os cientistas estavam a pesquisar os efeitos causados pela humidade numa corda com teias de aranha, à qual suspenderam um peso, e perceberam que quando a humidade aumentava, o peso girava.

Para comparar testaram outros materiais como o cabelo humano, mas não conteceu o mesmo.

Perceberam que a teia de aranha quando exposta à humidade acima dos 70%, gira e contrai ao mesmo tempo com força suficiente para competir com outros materiais já utilizados como atuadores na robótica.

Um professor de física e química da Universidade de Wisconsin, Pupa Gilbert, disse que este efeito provocado por este mecanismo molecular, poderá ser utilizado para fabricar sensores de humidade, robôs e tecidos inteligentes.

Esta descoberta de supercontração irá permitir a possibilidade de ser replicada também em tecidos artificiais. Quem sabe se outros materiais talvez possuam esta capacidade.

Ainda não é conhecido o motivo biológico deste processo, porém os cientistas crêem que a teia de aranha se contrai quando em contato com humidade como o orvalho da manhã, para não ser danificada.

Penso que esta descoberta vai ser muito requisitada para o fabrico de tecidos inteligentes. Já existem algumas inovações nesse sentido, mas esta descoberta com teia de aranha vai revolucionar por completo o meio dos tecidos.

Um dia destes já poderemos vestir uma peça de roupa que se adapta ao nosso corpo conforme as condições atmosféricas, como também à nossa temperatura corporal.

Esta pesquisa foi publicada no dia 1 de Março de 2019 e poderá ler na íntegra e mais detalhada, aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here