Mozilla bloqueia Flash no Firefox por defeito

Adobe Flash logo

Na sequência das notícias que têm surgido nos últimos tempos com vulnerabilidades do Flash, a Mozilla decidiu começar a bloquear, por defeito, o Flash no browser Firefox para proteção dos utilizadores.

A Adobe tem estado debaixo de ataque depois de terem sido descobertas, só na última semana, três vulnerabilidades graves, no meio dos 400GB de informação interna pertencente à empresa Hacking Team, informação essa que foi disponibilizada depois de a empresa ter sido alvo de ataques de hackers.

Além das vulnerabilidades, os documentos revelados continham instruções de como explorar as falhas, o que segundo a empresa de segurança Malwarebytes, levou a ataques imediatos que tiraram partido das falhas.

Uma das formas de prevenir os ataques é cortar por completo o acesso do Flash, ação que a Mozilla decidiu ser a melhor forma de proteger os seus utilizadores. Os peritos em segurança sugerem que o melhor será desinstalar por completo o Flash do seu computador, ou se por qualquer razão isso não for possível ou não o quiser fazer, mudar para o sistema em que o Flash está desligado e quando é necessário pede ao utilizador para se ativar.

A Adobe está a trabalhar para corrigir estas falhas mas pode já ser tarde para salvar o seu programa, devido às muitas vulnerabilidades que são descobertas constantemente. Até o próprio Facebook já pediu à Adobe para matar o Flash, que já não é suportado nos dispositivos móveis que já adotaram o padrão HTML5.

A Mozilla até pode reativar o Flash assim que a Adobe resolver estas vulnerabilidades mas assim que for descoberta uma nova falha poderá efetuar o bloqueio novamente. É uma decisão chata para quem utiliza o Flash no browser para jogos ou vídeos mas certamente será mais seguro acabar com o Flash e completar a transição para HTML5.

Veja também...

Deixe o seu comentário