A Uber está a expandir a sua parceria de veículos elétricos com a Hertz para a Europa. A empresa diz que irá fabricar 25.000 veículos elétricos principalmente veículos Tesla e Polestar para os motoristas em capitais europeias selecionadas através da Hertz até 2025. Os motoristas da Uber em Londres serão os primeiros a ter acesso aos novos EVs através da Hertz, seguidos dos motoristas de Paris e Amsterdão.
A empresa anunciou um plano ambicioso para eletrificar a sua frota nos EUA e na Europa até 2030, com a parceria da Hertz a servir como uma peça vital deste esforço. “Expandir a nossa parceria com a Hertz para a Europa irá impulsionar significativamente a nossa transição para emissões zero, ajudando os motoristas a reduzir os custos operacionais e a limpar o transporte urbano”, disse o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, num comunicado.
A mudança surge no momento em que as montadoras e os fornecedores de transporte em todo o mundo estão sob pressão governamental para eliminar gradualmente os veículos movidos a gás em favor daqueles que produzem zero emissões. A Califórnia, o maior mercado automobilístico dos EUA, estabeleceu regras para empresas como Uber e Lyft, a exigir que 90% das suas frotas sejam elétricas até ao ano 2030.
A Europa tem também um cronograma agressivo, com a UE a adotar um plano para efetivamente proibir a venda de carros novos a gasolina e diesel a partir do ano de 2035. A Uber há muito que oferece descontos em aluguer de carros para os motoristas que não possuem veículos próprios, trabalhando com a Hertz nesse programa desde 2016. A empresa nunca colaborou para alugar um veículo específico para motoristas até recentemente.
A Uber recusou-se a fornecer detalhes sobre as tarifas semanais de aluguer, mas provavelmente serão semelhantes às tarifas disponíveis para os motoristas nos EUA. Além disso, os motoristas que usam os veículos híbridos ou elétricos para ir buscar os passageiros recebem dinheiro extra por viagem. Os motoristas nos EUA tem de manter uma classificação média de 4,7 estrelas e ter completado pelo menos 150 viagens para serem elegíveis para alugar um EV através da Hertz, na Europa ainda não se sabe quais os requisitos necessários.
O Uber diz que a parceria EV com a Hertz é muito popular entre os motoristas nos EUA. A empresa disse que cerca de 38.000 motoristas que usam EVs completaram 20 milhões de viagens nos EUA, Canadá e Europa durante o terceiro trimestre de 2022, um aumento de quatro vezes mais em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2022, os motoristas de EV ativos na plataforma Uber em todo o mundo evitaram o uso de mais de 12,5 milhões de litros de gasolina, disse a empresa.