Motoristas da Uber criam tarifa artificial

A Uber é a aplicação mais popular do ramo no Reino Unido e nos Estados Unidos onde a procura por estes motoristas é maior que a oferta. Foram nestes países, mais concretamente em Londres e Nova Iorque que os motoristas encontraram uma forma mais rápida de ganhar mais dinheiro.

Na aplicação há a Tarifa Dinâmica, uma tarifa que é calculada de acordo com a lei da procura e oferta. Passando a explicar quando numa cidade há mais procura que carros disponíveis a tarifa aumenta, quando o número de carros disponíveis é superior à oferta a tarifa vê o seu valor diminuído.

Segundo a Warwick Business School e a Universidade de Nova Iorque, alguns motoristas desligam a ligação à rede para que o valor da tarifa dinâmica suba. Este esquema foi divulgado num forúm de motoristas da Uber. É certo que não são todos os motoristas que praticam este esquema, mas segundo o estudo este já é um esquema bastante conhecido.

Passando a explicar melhor o esquema:

Numa certa cidade existem 50 motoristas da Uber ligados à rede e apenas uma procura de 20. Neste caso há uma procura inferior à oferta (20-50) que faz o preço da tarifa dinâmica diminuir.
Ao mesmo tempo os 50 motoristas desligam a ligação à rede e fica uma procura superior à oferta (20-0) fazendo o preço aumentar.
Ao mesmo tempo os motoristas voltam a ligar-se à rede e como a actualização da tarifa não é imediata, o seu valor mantêm-se elevado fazendo os motoristas receberem mais.
Quando o valor volta a baixar muito os motoristas repetem novamente.

Fonte: Jornal Económico

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here