Morreu o criador do Quadro Mágico

Estima-se que mais de 100 milhões de exemplares foram vendidos por todo o mundo
Estima-se que mais de 100 milhões de exemplares foram vendidos por todo o mundo

O inventor do Quadro Mágico, André Cassagnes, morreu aos 86 anos. A sua criação correu o mundo e foram vendidos mais de 100 milhões de exemplares do brinquedo que permitia fazer e refazer desenhos.

O francês morreu em Paris a 16 de janeiro deste ano mas só este domingo, 3, a notícia da sua morte foi revelada. Cassagnes era filho de um padeiro, tendo-se formado em eletricista.

A criação de um dos brinquedos mais populares para crianças dos últimos 50 anos surgiu quando Cassagnes  descobriu as possibilidades oferecidas pelo pó de alumínio. Sob uma camada fina deste pó era possível desenhar, apagar instantaneamente e refazer o desenho.

Em 1950, na sua garagem, Cassagnes criou o Quadro Mágico com vidro e pó de alumínio e um comando joystick para criar desenhos. O ecrã era cinzento rodeado de uma moldura vermelha com dois botões brancos conseguirem fazer um estilete na parte interna do ecrã.

Cassagnes chamou inicialmente ao brinquedo “Telecran“, tendo-o intitulado posteriormente de L´ecran maguique. O brinquedo foi apresentado numa feira de brinquedos em Nuremberga, na Alemanha, em 1959 e não tardou a fazer sucesso por todo o mundo depois de a empresa americana Ohio Art Company ter adquirido os direitos ao francês. 

Desde essa data, estima-se que mais de 100 milhões deste brinquedo foram vendidos por todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui