Moderadores de redes sociais têm que assinar declaração de stress pós-traumático

Red Magic 5G

Moderadores de conteúdo online têm que assinar uma declaração em como têm conhecimento que o trabalho pode causar stress pós traumático. Segundo o The Verge e The Financial Times, moderadores do Facebook e Youtube tiveram que assinar as declarações acima descritas.

Moderadores têm que visualizar um grande número de material, que pode muito bem conter imagens perturbantes, durante um dia de trabalho. Tendo em conta o bem-estar dos empregados é que estas declarações foram colocadas em prática. Segundo consta, novos moderadores têm que assinar a declaração enquanto que antigos empregados apenas recebem a declaração como uma actualização.

Esta técnica está a ser utilizada pela empresa Accenture, uma empresa de serviços profissionais contratada por outras empresas, como a Google, O Facebook e o Twitter. A Accenture tem empregados que trabalham como moderadores nas empresas de redes sociais e a visualização de publicações perturbantes (que podem ser de carácter violento ou mesmo sexual), faz parte do seu dia-a-dia. Os trabalhadores da Accenture tanto nos Estados Unidos da América como na Europa receberam as declarações.

Esta decisão resultou do facto do Facebook ter sido alvo de processos em tribunal de antigos moderadores tanto na Irlanda como na Califórnia.

Tanto o Facebook como a Google afirmam que não viram a declaração que exigem aos seus parceiros de negócios que ofereçam apoio psicológico aos seus empregados.

As declarações que foram enviadas aos moderadores referem serviços de apoio, incluindo uma linha de bem-estar disponível para os mesmos. Mas também informam que nenhum dos serviços oferecidos são realizados por profissionais médicos, portanto não podem diagnosticar ou tratar doenças mentais.

Casos de stress pós traumático foram diagnosticados entre os moderadores ultimamente. Em 2019 o The Verge publicou um relatório interno dos moderadores do Facebook onde um dos moderadores afirma que dorme com uma arma ao pé dele após fazer o seu trabalho.

Fonte: BBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here