O Mobile World Congress 2017 decorreu em Barcelona e é o maior evento mobile onde, mais uma vez, o MaisTecnologia fez a cobertura do evento conhecendo todas as novidades em primeira mão. Assim, fazemos um resume das principais novidades da feira mobile mais importante do mundo.
Comecemos com o que todos consideram o grande destaque do MWC 2017, o regresso da Nokia, que após a aquisição por parte da Microsoft e a contínua aposta no Windows Phone, a marca Nokia andou um pouco à deriva. E o regresso não poderia ser feito com outro equipamento que não o famoso Nokia 3310.
Sim, o Nokia 3310 está de volta, numa versão 2017, com alguns melhoramentos em relação ao grande sucesso de vendas da fabricante finlandesa. Foi o equipamento que mais dificuldade tive para experimentar e tirar umas fotografias. Por outro lado, também foram apresentados outros três smartphones que se comprometem por terem uma boa relação qualidade-preço.
A Huawei é uma das três principais marcas de smartphones que lançou o seu topo de gama. A fabricante chinesa tem apostado forte nos últimos anos e vem conquistando mercado ano após ano, sendo que, mais uma vez, lança um smartphone topo de gama de qualidade e a um preço muito competitivo, o Huawei P10. O smartphone deverá estar à venda em Portugal no final de março, a partir dos 649€.
Segue-se o LG G6. A marca sul-coreana tem visto os lugares cimeiros por um canudo e o sucesso tem-lhes passado ao lado, sendo que neste modelo a LG decidiu deixar de lado a ideia inovadora de um equipamento modular. Neste caso, a LG destaca-se no ecrã com um rácio invulgar de 16:8. Segundo a fabricante sul-coreana, oferece um equipamento com um ecrã maior, mas sem que a ergonomia seja posta em causa.
A Sony também lançou o seu topo de gama, o novo Sony Xperia XZ Premium, que será o segundo modelo da marca com ecrã 4K e já contará com o Snapdragon 835. No entanto, por causa deste processador, o smartphone só chegará ao mercado no verão, já que a outra grande fabricante da Coreia do Sul conseguiu reservar todas as unidades desse processador para o seu smartphone, segundo os vários rumores que têm corrido a internet.
A Samsung não apresentou nenhum smartphone, já que o Galaxy S8 será apresentado no dia 29 de março, mas lançou um novo Galaxy Tab 3, que se destaca por ter a S Pen, bem com um modelo com Windows 10, o Galaxy Book, mais um concorrente ao Surface.
Há ainda que destacar a TLC, que é a detentora da marca Alcatel. Primeiro, a Alcatel lançou um equipamento diferente da concorrência, o Alcatel A5 LED, um modelo que conta com uma traseira cheia de LEDs personalizáveis e que mudam de cor conforme a notificação que recebem. Sem dúvida uma opção diferente.
A fabricante chinesa também passa a gerir a marca BlackBerry, após a empresa canadense ter decidido focar-se no software e vender a área do produto à TLC. No MWC 2017, surgiu o novo BlackBerry KEYOne, que segue a principal tendência da marca, virada mais para o mercado profissional, com um teclado QWERTY e pormenores muito interessantes.
Como evento mobile que se preze, além dos produtos houve outros assuntos, sendo que o que mais se falou foi o 5G. Por todo o lado vimos testes 5G, quer por parte de operadoras ou por criadores de infraestruturas, sendo que já percebemos que este será o futuro das telecomunicações, e para muito breve. É verdade que o 4G nem sequer chega a todo o lado, mas também já sabemos que a tecnologia anda sempre mais à frente do que a real necessidade.