MIT revela Norman, a ‘inteligência psicopática’

12 de Junho de 2018
5 Partilhas 110 Visualizações

Norman compartilha o seu nome com o assassino do filme clássico de Alfred Hitchcock, Psicose, e parece ter muitas das suas características. Pesquisadores nos EUA revelaram Norman como a primeira “inteligência artificial psicopática” do mundo.

O projecto do Massachusetts Instituto de Tecnologia (MIT) tem como objetivo mostrar como os algoritmos são feitos e assim mostrar às pessoas os perigos potenciais da Inteligência artificial. Norman é “alimentado” apenas com descrições de imagens de pessoas a morrer encontradas na plataforma de internet Reddit.

Os pesquisadores enviaram imagens que foram analisadas no teste psicológico de Rorschach, para determinar o que Norman viu e comparou as respostas às da Inteligência artificial tradicional. Com a mesma imagem, a Inteligência artificial tradicional viu “um grupo de pássaros sentado em cima de um tronco de uma árvore”. Norman viu “um homem electrocutado”.

 

Com outra imagem, a inteligência artificial tradicional viu “uma pessoa segurando um guarda-chuva no ar”, enquanto Norman reconheceu “um homem morto a tiro em frente da sua esposa”. O MIT revela que Norman “representa um estudo sobre os perigos da inteligência artificial”.

Pinar Yanardag, Manuel Cebrian e Iyad Rahwan, que faziam parte da equipa do MIT, disseram numa declaração conjunta: “Há uma ideia central na aprendizagem. Os dados que qualquer pessoa usa para ensinar num algoritmo pode influenciar significativamente o seu comportamento. “Então, quando falamos de algoritmos de Inteligência artificial, o culpado muitas vezes não é o algoritmo em si, mas sim os dados viciados que foram transmitidos ao Norman.”

O já falecido Professor Stephen Hawking alertou por várias vezes para os perigos que rodeiam o desenvolvimento da inteligência artificial.

Seis meses antes da sua morte, o Professor Stephen Hawking disse que a inteligência artificial poderia vir a substituir completamente o ser humano caso o seu desenvolvimento fosse levado longe demais.

“Se as pessoas projetarem vírus de computador, alguém projetará uma inteligência artificial que se propagará rapidamente”, disse Hawking.

“Esta será uma nova forma de vida que supera os seres humanos”.

Existe um site dedicado, norman-ai.mit.edu, que mostra 10 exemplos de desenhos acompanhados das respostas da inteligência artificial tradicional e Norman. O site permite que os utilizadores testem o Norman e enviem as suas próprias imagens “para ajudar Norman a compor a sua visão”.

Fonte: SkyNews

Artigos interessantes

Imagem real do Galaxy S10 Plus confirma câmaras frontais no ecrã
Destaques
43 Visualizações
Destaques
43 Visualizações

Imagem real do Galaxy S10 Plus confirma câmaras frontais no ecrã

Bruno Peralta - 17 de Janeiro de 2019

Falta pouco mais de um mês para a grande apresentação da Samsung, que decorrerá no dia 20 de fevereiro para…

Twitter libera versão cronológica da timeline
Redes Sociais
23 Visualizações
Redes Sociais
23 Visualizações

Twitter libera versão cronológica da timeline

João Pedro Souza - 17 de Janeiro de 2019

Uma nova atualização do Twitter para Android traz a possibilidade de visualizar o feed na ordem cronológica. Opção que já…

Xiaomi demonstra o melhor sensor de impressões digitais no ecrã até ao momento
Destaques
3 Partilhas45 Visualizações
Destaques
3 Partilhas45 Visualizações

Xiaomi demonstra o melhor sensor de impressões digitais no ecrã até ao momento

Bruno Peralta - 16 de Janeiro de 2019

Os fabricantes de smartphones estão retirando lentamente os tradicionais leitores de impressão digital em favor dos sensores no ecrã, mas…

Comente

O seu email não será publico