Missão a Marte daqui a 14 semanas!

Com o lançamento do Mars 2020 Perseverance em 14 semanas, as preparações finais da nave espacial continuação no Centro Espacial Kennedy na Florida. Na passada semana as equipas de teste e lançamento fizeram grandes progressos, em especial sobre a descida do equipamento e a ligação do Helicóptero Mars.

Está planeado que o Rover entre na atmosfera de Marte no dia 18 de Fevereiro de 2021. O equipamento para fazer descer o Rover vai ter oito motores. A função é abrandar a nave espacial (que vai estar a trabalhar a 80 metros por segundo).

Manter a velocidade de descida é importante. A aterragem da nave espacial está prevista na Cratera Jezero.

Os últimos 100 dias antes de qualquer lançamento para Marte são de extrema importância. Existem muitos testes a fazer. A fase de abastecimento e descida são consideradas as mais importantes pelo que têm que ser bem planeadas e testadas.

O helicóptero que vai para Marte vai estar dentro do Rover. Pesa 1.8 quilos e tem 1.2 metros de diâmetro. Após ter sido confirmado todo o sistema do Rover também foi confirmado que o helicóptero consegue receber electricidade do Rover. É importante que o helicóptero receba esta electricidade pois antes de ele ser largado vai depender do Rover para energia.

O helicóptero vai ficar guardado dentro do Rover durante o próximo ano e vai ser lançado no inicio de maio, mais ou menos dois meses depois o Perseverance ter aterrado em Marte.

O Perseverance (Rover) é um cientista robótico que pesa 1,025 quilos. Vai procurar sinais de micro vida, estudar o clima e a geologia do planeta, recolher amostras e fazer reconhecimento para uma possível futura exploração humana do planeta.

Esta missão faz parte um programa maior que também inclui missões à Lua com o objectivo de preparar a exploração humana do planeta vermelho. A NASA tem o objectivo de mandar pessoas para a Lua em 2024 e também de conseguir manter a presença humana na Lua até 2028.

Fonte:  technology.org

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here