O Ministro das Finanças, Vítor Gaspar, afirmou hoje num discurso optimista que já se pode “perspectivar o fim da crise“.
Vítor Gaspar disse, após a apresentação do Relatório da Competitividade de 2012 da Associação da Indústria Portuguesa (AIP), que “a credibilidade e confiança” alcançadas nos últimos 18 meses permitem “perspectivar o fim da crise e uma nova fase de transição, para um período de verdadeira transformação da sociedade portuguesa”.
Assim sendo, “cabe ao Governo criar um quadro institucional apropriado e cabe aos empresários tirar o maior partido desse quadro”.
A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) considerou que as metas traçadas pelo Governo para a receita fiscal este ano correm risco de ser mais difíceis de alcançar do que o previsto, devido ao buraco na receita fiscal de 2012, mas o ministro das finanças não respondeu às perguntas do jornalistas sobre esta análise.
Segundo a UTAO o desvio de 670 milhões de euros na receita fiscal, face ao que foi estimado em outubro de 2012, pode ter um efeito prolongado e influenciar as contas deste ano.