Milhões de dólares roubados por Hackers

hacer

Milhões de dólares foram roubados de vários bancos por hackers. Está informação foi avançada pelo New York Times, depois de ter recebido na sua redação o relatório da Kaspersky, a conhecida empresa de segurança informática.

Os mais afetados pelo malware foram os bancos da Rússia, Japão e Estados Unidos.

O funcionamento do ataque é bastante simples. Os hackers enviam um malware para o email dos funcionários dos bancos. O malware depois de instalado, regista toda a atividade diária do funcionário, até screenshots. A informação é depois enviada de volta para o hacker, ficando este com o controlo da máquina remotamente, dando assim a possibilidade de o dinheiro ser transferido para outras contas.

hackers_06

Segundo a New York Times terão sido roubados cerca de $300 milhões (cerca 263 milhões de euros). Contudo, a Kaspersky estima que o valor possa ser o triplo.

Estas notícias mostram que a internet não é um local seguro e que o utilizador deve ter sempre em atenção a segurança da sua máquina. Recomenda-se como uma política se segurança a não instalação de programas recebidos via email, mesmo que esse email seja alegadamente fidedigno.

Outra técnica usada pelos hackers é o fishing. O fishing leva o utilizador a acreditar que esta a aceder à página do banco, por exemplo, no entanto esta a aceder a uma página falsa, desenvolvida pelo atacante. Para evitar estes problemas, recomenda-se que quando o utilizador aceder à página de serviços que envolva dinheiro, verifique sempre se é uma ligação segura. Pode ver o certificado do banco, por exemplo, na barra de URL no canto superior direito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui