Milhares de carros roubados apenas com um cabo USB

Nos Estados Unidos milhares de carros Kia e Hyundai estão a ser roubados com recurso a um simples cabo USB. Em causa está um vídeo que se tornou viral no TikTok que levou a este gigante aumento sem precedentes de roubos de carros em várias cidades nos últimos dois anos.

O vídeo “Kia Challenge”, tem mostrado nos últimos anos como roubar facilmente certos modelos de veículos Kia e Hyundai usando apenas um cabo USB.

O TikTok tem feito um esforço por remover estes vídeos mal aparecem na plataforma, mas, mesmo assim, há sempre quem o veja e partilhe de qualquer forma levando a um crescimento destes roubos com especial incidência na América do Norte.

As estatísticas justificam a facilidade do assalto porque os modelos Hyundai e Kia fabricados de 2011 a 2021 não possuem imobilizador de motor e podem ser facilmente operados com uma chave mecânica tradicional. Falta-lhes um chip exclusivo na chave do carro e esta lacuna faz com que a ligação de um cabo USB ao motor seja o suficiente para lhe dar o start.

Segundo a Business Insider, 70% dos carros roubados em Milwaukee no ano passado e 50% dos carros roubados em Chicago este ano eram das duas fabricantes sul-coreanas. A situação tornou-se tão grave que as duas principais seguradoras de automóveis, a State Farm e a Progressive, já não cobrem estes modelos da Kia e da Hyundai que são facilmente assaltados.

Por outro lado, dezenas de ações coletivas movidas em todo o país estão a tentar que as marcas reparem esta vulnerabilidade dos carros. Só em 2021 é que tanto a Kia como a Hyundai introduziram uma atualização gratuita de software anti-roubo.

Na Europa, os imobilizadores eletrónicos são obrigatórios, por determinação da União Europeia, desde o final da década de 90.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui