Milhares de Apps Android monitorizam indevidamente dados das crianças

A Google está a analisar um novo estudo que comprova que milhares de aplicações gratuitas populares para crianças, disponíveis na Google Play Store, podem estar a monitorizar ilegalmente os seus dados, sem a permissão dos pais. Investigadores do Instituto Internacional de Informática da Universidade da Califórnia analisaram 5855 aplicações infantis, concluindo que “estão potencialmente a violar” a Lei de Proteção à Privacidade Online para Crianças de 1998, a qual indica que é ilegal recolher dados pessoais sobre crianças menores de 13 anos.

Além disso, quase metade das aplicações não seguiu as medidas de segurança padrão para enviar dados confidenciais online. Durante esse estudo, algumas das aplicações problemática identificadas foram “Where’s My Water” da Disney, “Pop Girls – High School Band” da TabTale, Guitar Tuner Free – Guitar Tuna” do Yousician e “Motocross Kids – Winter Sports” do Tiny Labs.

Os investigadores ainda concluíram que essas aplicações recolheram dados de localização e/ou de contatos pessoais sem o consentimento dos pais. Quase 20% das aplicações utilizam software de monitorização cujos termos de uso proíbem especificamente a inclusão do mesmo para crianças. Dessa forma, os programadores dessas aplicações estão a ignorar as recomendações. Serge Egelman, diretor dessa investigação afirma que estão a “transmitir dados de localização, identificando para onde você vai e potencialmente saber onde você mora”.

Além disso, também estão a recolher nomes, contatos de telefone, endereços de email e números de séries que podem ajudar a identificar o dispositivo. Assim, reunidas todas essas informações, as empresas terceiras podem formar um perfil de utilizador completo e começar a fazer publicidade.

Cada aplicação estudada foi instalada mais de 750 mil vezes (em média). “Qual a solução?”, questiona NBC News e Serger Egelman responde “Não utilize essas aplicações!”. Num comunicado oficial, a Google informou que está a levar este estudo “muito a sério e a analisar…proteger crianças e famílias é uma prioridade” e prometeu agir em qualquer aplicação que viole as suas políticas. E você? O que pensa deste estudo?

Fontes: NBC News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui