A gigante tecnológica Microsoft vai anular a oferta de armazenamento ilimitado na sua nuvem OneDrive em 2016 por abusos de alguns utilizadores com planos domésticos ou com assinatura Office 365 estudantil, dado o elevado aumento de envio de ficheiros sem qualquer controlo e com fins de partilha ilegal.
Segundo declarações oficiais por parte da Microsoft a empresa divulga os dados que estão por de trás desta decisão:
“Desde que começamos a permitir armazenamento gratuito em nuvem para clientes do Office 365, um pequeno número de utilizadores fez backup de vários computadores pessoais e guardou coleções inteiras de filmes e gravações Vídeo” que “Em alguns casos, isso excedeu 75 TB por utilizador ou 14.000 vezes em média.”
Com esta decisão cada utilizador vai passar a contar apenas com 1 TB, os planos de 100 GB e 200 GB vai deixar de existir de forma gratuita sendo substituídos por planos de 50 GB com um custo mensal de cerca de 2 euros por mês.
Quanto aos planos gratuitos vão passar dos atuais 15 GB para 5 GB e vai deixar de existir a opção de backup automático de 15 GB de ficheiros (imagens ou vídeos) de câmara do seu dispositivo móvel.
Todas as mudanças terão efeito já em janeiro de 2016, sendo que a Microsoft vai notificar todos os utilizadores para guardar os seus arquivos existentes atualmente num espaço de 12 meses após a notificação.
Esta decisão por parte da Microsoft marca uma atitude séria para com a partilha ilegal de ficheiros e aplica medidas negativas a todos os utilizadores da sua cloud. Se é utilizador do OneDrive é aconselhável ir adaptando a sua nuvem as estas novas medidas para não correr o sério risco de perder os seus ficheiros.
Ou era ilimitado ou não era, tão simples como isso. Enfim, lá como cá.