Microsoft testa smartphone capaz de adivinhar o estado de espírito do utilizador

smartphoneA Microsoft está a desenvolver uma nova tecnologia para smartphones capaz de ler o estado de espírito do utilizador e partilhá-lo automaticamente com os amigos nas redes sociais.

Recorrendo a um sensor, apelidado MoodScope, será possível ao aparelho classificar o humor do seu dono consoante sete estados diferentes: preocupado, feliz, chateado, aborrecido, calmo, stressado ou ansioso.

Para chegar a uma conclusão, o sensor analisa todos os dados do aparelho, incluindo as aplicações mais utilizadas, telefonemas, e-mails, mensagens de texto, histórico de navegação e localização, além de diversos outros dados pessoais do utilizador. “O objetivo do nosso estudo é investigar a relação entre os padrões de uso de smartphones e os estados de espírito do utilizador”, afirmam os investigadores.

A forma como nos estamos a sentir pode depois ser partilhada nas redes sociais. A tecnologia pode também ser útil para a sugestão automática de vídeos e músicas através de serviços de streaming como o Netflix ou o Spotify.

A tecnologia está ainda em fase de testes e não há qualquer data de precisão de lançamento. O protótipo existente consegue alcançar até 66 por cento de fiabilidade numa primeira utilização. Num estudo com 32 participantes, por exemplo, a margem de erro foi bastante marginal, com o nível de precisão da deteção de humor a chegar aos 95 por cento, após dois meses de tentativas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here