Microsoft Store: boas notícias para programadores e más para os utilizadores

A Microsoft está a virar cada vez mais a sua atenção para a publicidade, empurrando vários dos seus produtos e serviços para os seus utilizadores. Relatórios de clientes indicam que a Microsoft tem vindo a utilizar táticas agressivas ao encorajar as pessoas a experimentar o seu serviço de subscrição Microsoft 365 e a actualizar para o novo sistema operativo Windows 11.

Não só estes anúncios são persistentes, como também lhes faltam os botões necessários que permitiriam aos utilizadores removê-los facilmente, se assim o desejarem.

A Microsoft está actualmente a concentrar-se fortemente na promoção dos seus produtos. Na quinta-feira, a empresa publicou um post no blog para reiterar o lançamento da sua campanha de anúncios da Microsoft Store, que oferece aos programadores uma oportunidade de promover as suas aplicações ou jogos.

A Microsoft expressa que este esforço foi concebido com a intenção de ajudar os programadores a fomentar os seus negócios, fornecendo aos clientes-alvo o acesso às suas aplicações. Além disso, os anúncios para aplicações e jogos serão apresentados nos resultados de pesquisa, assim como nos separadores Apps e Gaming dentro da aplicação do Microsoft Store disponível para os sistemas operativos Windows.

Esta é uma óptima notícia para aqueles que procuram formas de aumentar a visibilidade e alcançar mais clientes, mas também pode ter um efeito adverso na experiência de pesquisa dos utilizadores. Afinal de contas, ter de ser apresentado com anúncios em vez do produto específico que eles estavam à procura pode ser altamente frustrante.

A Microsoft tem estado recentemente sob fogo pelas suas táticas de marketing intrusivas e agressivas, particularmente em relação à actualização do Windows 11 e às ofertas de teste do Microsoft 365. Esta mudança é especialmente preocupante uma vez que o gigante do software está a pressionar ativamente os utilizadores do Windows para se manterem atualizados com a sua última versão de SO, 21H2 (Home e edições Pro). Em Janeiro, a empresa anunciou que iria actualizar automaticamente os dispositivos empresariais de consumo e não geridos com o Windows 10 21H2 para o Windows 11 22H2.

Num tópico de Reddit, uma captura de ecrã de um computador com Windows 10 foi revelada com um anúncio para uma actualização gratuita para o Windows 11. O utilizador foi presenteado com dois botões que lhe pediam para instalar a actualização agora ou mais tarde, e havia uma opção quase impercetível “Manter o Windows 10” no fundo da página.

Um utilizador Reddit partilhou recentemente um vídeo mostrando a Experiência Windows Out of Box da Microsoft, onde um anúncio pop-up levou os utilizadores a tirarem partido de um teste gratuito para o plano da Família Microsoft 365. O anúncio foi posicionado como ecrã inteiro e apresentava duas opções: “Experimentar grátis” e “Não, obrigado” No entanto, ao selecionar esta última opção, o utilizador ainda foi recebido com uma página adicional que lhe pedia para confirmar a sua opção de pagamento, esta página tinha apenas um botão que permitia ao utilizador começar o seu teste.

Fonte: Microsoft

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui