A Microsoft anunciou os seus resultados financeiros para o quarto trimestre fiscal de 2023, mostrando uma receita de $ 56,2 bilhões e um lucro líquido de $ 20,1 bilhões. Embora a receita do Windows e dispositivos tenha sido afetada, a receita de conteúdo Xbox mostrou alguma melhoria. As atividades relacionadas com a Cloud, escritório e servidores continuam a compensar os fracos mercados dos computadores. A receita aumentou 8%, enquanto o lucro líquido aumentou 20%.
A Cloud representa cada vez mais uma parte significativa da receita da Microsoft, com o Azure mantendo-se como um grande motor de crescimento. O Azure teve um aumento de 27% na receita, uma vez que a procura de serviços na Cloud continua a crescer. Com o mundo a migrar para a Cloud, a Microsoft tem a oportunidade de capitalizar sobre o impulso gerado por esta mudança.
Embora os resultados para Windows e dispositivos tenham sido negativos, a Microsoft teve sucesso em outras áreas, como a sua divisão de produtos premium, que experimentou ótimos resultados. A divisão Surface, em particular, teve uma receita de $ 1,8 bilhão no quarto trimestre fiscal de 2023, um aumento de 11%.
A Microsoft tem um forte histórico de sucesso na área da Cloud, com a sua plataforma Azure a crescer rapidamente para se tornar um grande competidor no setor. A empresa tem vindo a investir fortemente na plataforma Azure, com a infraestrutura e a capacidade a crescer de ano para ano.
A receita da Microsoft para o mercado de negócios e do setor público continua a crescer, com a empresa a oferecer atualmente uma vasta gama de soluções que podem ajudar as empresas a aumentar a sua produtividade e eficiência.
Um slide divulgado no FTC v. A Microsoft divulgou que o Azure contribuiu com aproximadamente US$ 34 bilhões em receita no ano fiscal de 2022 da Microsoft, e é provável que essa divulgação tenha levado a Microsoft a fornecer uma atualização um tanto vaga sobre a receita do Azure. Nadella também revelou que o Azure OpenAI agora tem mais de 11.000 clientes e mais de 27.000 organizações estão a usar o GitHub Copilot.
Fonte: The Verge