Microsoft revela Windows Phone 8, nenhum smartphone WP atual suporta a atualização

20 de Junho de 2012
196 Visualizações
7 Comentários

Está a ser uma semana em grande para a empresa de Redmond. Depois de ter apresentado os tablets Surface, a gigante dos sistemas operativos apresentou a mais recente versão do Windows Phone. A aparição do Apollo vai deixar muitos utilizadores zangados.

Apesar dos progressos que o sistema operativo sofreu, o destaque está mesmo na incapacidade que os atuais smartphones com Windows Phone terão em atualizar-se para a nova versão. A Microsoft deixa de fora todos os Samsungs e LG’s, mas acima de tudo, deixa de fora todos os telemóveis da linha Lumia – até mesmo o conceituado Lumia 900. É uma jogada arriscada por parte da empresa, que justifica-se ao dizer que todo o sistema operativo foi construído de raíz e em termos de código está a milhas dos Windows Phone 7 e 7.5 . Para tentar amenizar as mais do que esperadas reações negativas por parte dos consumidores, a Microsoft anunciou a existência de um software mais recente, chamado de WP 7.8 e que promete trazer até aos telemóveis atuais algumas das características do Apollo.

O novo código de programação usado no WP deixará de fora muitos dos utilizadores atuais mas tem o seu lado positivo – será mais fácil para os desenvolvedores criarem aplicações que funcionem simultâneamente no telemóvel e no sistema operativo computacional Windows 8. Futuramente esta decisão será positiva para os consumidores pois será sinónimo de mais aplicações nas duas plataformas. A Microsoft confirma assim um dos muitos rumores que circulavam anteriormente e que está relacionado com a integração dos novos sistemas operativos entre si.

O WP Apollo está desenhado para correr sobretudo em dispositivos móveis com processadores duplos ou de quatro núcleos, vai suportar resoluções de ecrã HD e de 1280×768 pixéis, e permitirá aos utilizadores fazerem um melhor uso da tecnologia NFC. Uma outra característica está na possibilidade que os novos Windows Phones terão em suportar cartões microSD. Também a nível gráfico o Windows Phone ficará diferente. Agora os azulejos do menu principal são mais personalizados em termos de tamanho e cor, e vão suportar mais ligações a servidores que ajudarão a aceder aos dados atuais logo a partir do ecrã principal.

A Microsoft destacou durante a conferência de desenvolvedores a tecnologia de Near Field Communication, revelando ter criado “a aplicação de pagamentos móveis mais completa da atualidade”. Com o nome de Wallet, o sistema apenas entrará em funcionamento em 2013 e no início será suportado nos EUA graças à parceria com as grandes operadoras móveis americanas. A Microsoft junta-se assim à Apple e Google na tentativa de converter o telemóvel numa carteira eletrónica. A aplicação de pagamentos móveis terá ainda uma opção de segurança que permitirá aos utilizadores protegerem melhor os seus dados pessoais e contas bancárias.

Os equipamentos com WP Apollo terão de raiz a aplicação Nokia Maps, que vem substituir o sistema de mapas do Bing, e tal como a concorrência mais direta anunciou recentemente, também terá acesso às cartas geográficas em modo offline. Para atrair novos utilizadores a esta plataforma, a Microsoft apostou em aplicações próprias e para já exclusivas do Office para os futuros smartphones com Windows Phone 8.

A nova versão do SO móvel da Microsoft deverá chegar no final de 2012 e a atualização estará disponível através de Wifi, não sendo precisa qualquer ligação entre o telemóvel e o computador. Quem comprar um telemóvel equipado com o novo Windows Phone terá garantidamente um suporte de atualizações durante 18 meses.

Artigos interessantes

Xiaomi Mi Band 4 será lançado durante 2019
Xiaomi
14 Visualizações
Xiaomi
14 Visualizações

Xiaomi Mi Band 4 será lançado durante 2019

Bruno Peralta - 20 de Março de 2019

Não há grandes dúvidas de que a smartband Xiaomi Mi Band é o grande sucesso de vendas da fabricante chinesa,…

Google Stadia: A aposta no streaming gaming que promete ser superior às consolas
Destaques
23 Visualizações
Destaques
23 Visualizações

Google Stadia: A aposta no streaming gaming que promete ser superior às consolas

Bruno Peralta - 20 de Março de 2019

A Google apresenta o seu novo serviço de jogos em nuvem Stadia na Game Developers Conference (GDC), em São Francisco.…

Leak: Surgem novas imagens e os vídeos promocionais do Huawei P30
Huawei
15 Visualizações
Huawei
15 Visualizações

Leak: Surgem novas imagens e os vídeos promocionais do Huawei P30

Bruno Peralta - 20 de Março de 2019

Apenas há alguns dias atrás, mostramos imagens dos próximos smartphones Huawei P30 e Huawei P30 Pro nas várias cores disponíveis,…

7 Comentários

  1. Nah… Eu ia comprar um lumia, mas acho melhor tirar um android ou um iphone.

    Perdi 90% da vontade de comprar esse aparelho ao saber que ele vai ficar obsoleto até o final do ano. Nem adianta a Microsoft lançar o WP 7.8 porque ele já está ultrapassado, antigo, atrasado.

    Responder
  2. Eu fico puto da cara de saber que comprei um cel recente, que o qual não vai ter atualização pra o Windows Phone 8 :[

    Responder
  3. Estava eu a pensar que ia trocar o meu iphone 3g por um WP, por ser uma coisa nova, e ainda bem que não troquei. Vou ficar é a espera do iphone 5 já que a apple têm o único sistema operativo móvel que me garante actualizações por mais tempo?! Por exemplo até hoje o 3gs passado estes anos todos ainda leva com actualizações?! O android é a mesma coisa que o WP, é necessário um telemóvel brutal de processador para receber actualizações, se uma pessoa cai na asneira de comprar um telm. de media gama já fica lixado com as futuras actualizações, passado 3 meses fica obsoleto.

    Responder

Comente

O seu email não será publico