Microsoft revela Windows Phone 8, nenhum smartphone WP atual suporta a atualização

Está a ser uma semana em grande para a empresa de Redmond. Depois de ter apresentado os tablets Surface, a gigante dos sistemas operativos apresentou a mais recente versão do Windows Phone. A aparição do Apollo vai deixar muitos utilizadores zangados.

Apesar dos progressos que o sistema operativo sofreu, o destaque está mesmo na incapacidade que os atuais smartphones com Windows Phone terão em atualizar-se para a nova versão. A Microsoft deixa de fora todos os Samsungs e LG’s, mas acima de tudo, deixa de fora todos os telemóveis da linha Lumia – até mesmo o conceituado Lumia 900. É uma jogada arriscada por parte da empresa, que justifica-se ao dizer que todo o sistema operativo foi construído de raíz e em termos de código está a milhas dos Windows Phone 7 e 7.5 . Para tentar amenizar as mais do que esperadas reações negativas por parte dos consumidores, a Microsoft anunciou a existência de um software mais recente, chamado de WP 7.8 e que promete trazer até aos telemóveis atuais algumas das características do Apollo.

O novo código de programação usado no WP deixará de fora muitos dos utilizadores atuais mas tem o seu lado positivo – será mais fácil para os desenvolvedores criarem aplicações que funcionem simultâneamente no telemóvel e no sistema operativo computacional Windows 8. Futuramente esta decisão será positiva para os consumidores pois será sinónimo de mais aplicações nas duas plataformas. A Microsoft confirma assim um dos muitos rumores que circulavam anteriormente e que está relacionado com a integração dos novos sistemas operativos entre si.

O WP Apollo está desenhado para correr sobretudo em dispositivos móveis com processadores duplos ou de quatro núcleos, vai suportar resoluções de ecrã HD e de 1280×768 pixéis, e permitirá aos utilizadores fazerem um melhor uso da tecnologia NFC. Uma outra característica está na possibilidade que os novos Windows Phones terão em suportar cartões microSD. Também a nível gráfico o Windows Phone ficará diferente. Agora os azulejos do menu principal são mais personalizados em termos de tamanho e cor, e vão suportar mais ligações a servidores que ajudarão a aceder aos dados atuais logo a partir do ecrã principal.

A Microsoft destacou durante a conferência de desenvolvedores a tecnologia de Near Field Communication, revelando ter criado “a aplicação de pagamentos móveis mais completa da atualidade”. Com o nome de Wallet, o sistema apenas entrará em funcionamento em 2013 e no início será suportado nos EUA graças à parceria com as grandes operadoras móveis americanas. A Microsoft junta-se assim à Apple e Google na tentativa de converter o telemóvel numa carteira eletrónica. A aplicação de pagamentos móveis terá ainda uma opção de segurança que permitirá aos utilizadores protegerem melhor os seus dados pessoais e contas bancárias.

Os equipamentos com WP Apollo terão de raiz a aplicação Nokia Maps, que vem substituir o sistema de mapas do Bing, e tal como a concorrência mais direta anunciou recentemente, também terá acesso às cartas geográficas em modo offline. Para atrair novos utilizadores a esta plataforma, a Microsoft apostou em aplicações próprias e para já exclusivas do Office para os futuros smartphones com Windows Phone 8.

A nova versão do SO móvel da Microsoft deverá chegar no final de 2012 e a atualização estará disponível através de Wifi, não sendo precisa qualquer ligação entre o telemóvel e o computador. Quem comprar um telemóvel equipado com o novo Windows Phone terá garantidamente um suporte de atualizações durante 18 meses.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

7 COMENTÁRIOS

  1. Nah… Eu ia comprar um lumia, mas acho melhor tirar um android ou um iphone.

    Perdi 90% da vontade de comprar esse aparelho ao saber que ele vai ficar obsoleto até o final do ano. Nem adianta a Microsoft lançar o WP 7.8 porque ele já está ultrapassado, antigo, atrasado.

  2. Estava eu a pensar que ia trocar o meu iphone 3g por um WP, por ser uma coisa nova, e ainda bem que não troquei. Vou ficar é a espera do iphone 5 já que a apple têm o único sistema operativo móvel que me garante actualizações por mais tempo?! Por exemplo até hoje o 3gs passado estes anos todos ainda leva com actualizações?! O android é a mesma coisa que o WP, é necessário um telemóvel brutal de processador para receber actualizações, se uma pessoa cai na asneira de comprar um telm. de media gama já fica lixado com as futuras actualizações, passado 3 meses fica obsoleto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here