Microsoft regista patente de um tapete para VR

A Microsoft registou a patente de um tapete de chão que vibra, permitindo experiências de Realidade Virtual ainda mais imersivas e apelativas aos sentidos. A notícia está no Gizmodo.

O texto do registo da patente deixa perceber que a Realidade Virtual pode chegar ao ecossistema Xbox também: «O dispositivo computacional pode assumir a forma de uma consola», lê-se no documento. As imagens ilustrativas que acompanham a patente mostram uma Xbox e um Kinect a funcionar em articulação com o tapete de Realidade Virtual que a Microsoft propõe.

O periférico que a Microsoft aborda neste documento pode ser colocado no chão, para servir de delimitador da zona segura para estar em RV, de forma a evitar que o utilizador tropece num móvel, ou bata numa parede. O tapete terá marcadores que são interpretados pelo capacete para se perceber quais os limites de segurança. Além disso, o tapete incluirá sensores de pressão que recolhem dados que podem ser alimentados na experiência e também poderá proporcionar feedback háptico através de vibrações, descreve o site.

Tudo indica que a Microsoft planeia disponibilizar este tapete sob a forma de pequenos mosaicos, dos quais o utilizador pode comprar várias unidades e depois interligar entre si, de forma a cobrir todo o espaço que pretenda.

Com uns óculos e um tapete VR, o jogador poderia, por exemplo, simular uma caminhada através do ambiente de Resident Evil. Embora o espaço possa à primeira vista parecer pequeno para percorrer uma distância maior que a sala onde está instalado, isso é perfeitamente possível. Também será possível que 4 jogadores tenham uma experiência completa de imersão num jogo, explorando vários andares de um prédio infestado por zombies. Ideias para aplicar o produto que, possivelmente, a Microsoft estará a desenvolver, não faltam.

Lançado em 2010, o Kinect nunca conquistou, efetivamente, o público, sendo que o mesmo aconteceu também com a Wii.

Fonte: Gizmodo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here