Microsoft recua após polémica alteração chocante no OneDrive

Há apenas dois dias, informámos que a aplicação OneDrive para Windows tinha sido atualizada. No entanto, a versão mais recente incluía uma característica que não foi bem recebida pelos utilizadores. Quando um utilizador decidia fechar a aplicação, era automaticamente apresentada uma sondagem, perguntando a razão para o encerramento da aplicação, com uma lista de possíveis explicações.

Esta abordagem, por si só, já é considerada intrusiva por muitos. Mas o que realmente irritou os utilizadores foi que a lista não incluía a opção “Não quero informar sobre isso”. A opção mais próxima era “Outros”, que claramente não tem o mesmo significado ou utilidade. Entendo perfeitamente que a Microsoft esteja interessada em conhecer as razões pelas quais alguns utilizadores não utilizam o OneDrive, mas não parece adequado impor a obrigação de responder.

E sim, digo obrigação porque a pesquisa não era opcional. Ou seja, não se podia evitar responder por meios convencionais, pois nesse caso o encerramento do cliente OneDrive não era concluído. Existiam alternativas, como aceder ao Gestor de Tarefas e terminar o processo, ou fazer um “Kill” a partir da consola, mas estes meios estão fora do alcance do comum dos utilizadores não técnicos. Para a maioria, era obrigatório passar por esta pesquisa, o que compreensivelmente irritou muitas pessoas.

Felizmente, parece que a pressão dos utilizadores teve efeito. Segundo o WindowsLatest, a Microsoft reverteu a mudança, eliminando a “pesquisa de saída” do OneDrive. Entre 1 e 8 de novembro, apareceu temporariamente uma caixa de diálogo para um pequeno subconjunto de utilizadores do OneDrive ao fechar o cliente de sincronização do OneDrive, pedindo comentários sobre o motivo pelo qual decidiram fechar a aplicação. A mensagem foi removida depois de terem recolhido uma amostra suficiente de comentários dos utilizadores.

Compreendo perfeitamente que a Microsoft queira recolher mais feedback dos seus utilizadores, e estou ciente de que isso pode ajudar a melhorar a experiência de uso das suas aplicações e serviços. No entanto, vincular o encerramento da aplicação à participação na pesquisa parece-me um excesso absoluto, e consequentemente algo que não consigo entender que tenha sido aprovado para implementação. Pelo menos já resolveram o problema e, certamente, obtiveram muito feedback, embora grande parte dele não seja o que esperavam.

A recente controvérsia em torno da atualização do OneDrive destaca a importância de considerar o feedback dos utilizadores e respeitar a sua privacidade e autonomia. Embora seja compreensível que a Microsoft queira entender melhor o comportamento dos utilizadores para melhorar os seus produtos, a forma como foi feito foi claramente mal recebida.

Fonte: windowslatest

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui