Microsoft quer concorrer com a Nvidia com os seus próprios chips

A Microsoft pode estar a trabalhar nos seus próprios chips de IA que deverão ser usados para treinar grandes modelos de linguagem e evitar uma dependência cara da Nvidia. Segundo os rumores, a Microsoft tem estado a desenvolver os chips em segredo desde 2019, e alguns funcionários da Microsoft e da OpenAI já lhes estão a fazer testes de desempenho para os modelos de linguagem grandes mais recentes, como o GPT-4.

De recordar que a Microsoft trabalhou com a Qualcomm e a AMD em chips personalizados no passado.

A Nvidia é o principal fornecedor de chips de servidor AI neste momento, com muitas empresas a entrarem numa corrida louca para comprar esses chips. Várias estimativas sugerem que a OpenAI vai precisar de mais de 30.000 GPUs A100 da Nvidia para comercialização do ChatGPT. As mais recentes GPUs H100 da Nvidia estão a ser vendidas por mais 40 mil euros no eBay, valor que demonstra bem o nível de procura por chips de ponta que podem ajudar a implantar software de IA.

Enquanto a Nvidia acelera o passo para construir o máximo possível e dar resposta à procura elevada, a Microsoft procura fazê-lo internamente, na expectativa de conseguir significativas poupanças de dinheiro no seu impulso de IA. Embora não esteja claro se a Microsoft virá a disponibilizar esses chips para os seus clientes de nuvem do Azure, a fabricante de software tem intenção de disponibilizar os seus chips de IA de forma mais ampla dentro da Microsoft e da OpenAI já no próximo ano.

Os próprios chips de IA da Microsoft não são substitutos diretos para os da Nvidia, mas os esforços internos podem reduzir significativamente os custos, à medida que a Microsoft continua a ser pressionada para lançar recursos baseados em IA no Bing, apps do Office e no GitHub.

Amazon, Google e Meta também desenvolvem internamente os seus próprios chips para IA, mas muitas empresas ainda contam com chips Nvidia para alimentar os mais recentes modelos de linguagem.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui