Microsoft parece ter resolvido o problema de consumo de memória do Chrome

O Google Chrome é um navegador da Web extremamente popular – responsável por mais de 60% de todo o tráfego da Internet de computadores desktop em todo o mundo. No entanto, não é perfeito.

Qualquer pessoa que tenha usado o software estará ciente do hábito de consumir RAM no seu PC. Por esse motivo, a duração e o desempenho da bateria no seu computador podem sofrer ao carregar várias guias no Chrome.

Nas palavras da Microsoft, “quando um navegador usa muita memória, pode abrandar todo o sistema; a memória, em geral, é um recurso crítico para manter qualquer dispositivo funcionando sem problemas”. Mas isso em breve pode ser uma coisa do passado. A Microsoft, que revisou seu navegador Edge no início deste ano para rodar no código Chromium de código aberto que alimenta o Google Chrome no início deste ano, parece ter resolvido a reputação do Chrome como consumidor de memória.

Após a atualização do Windows 10 de maio de 2020, lançada no mês passado, o Chrome parece usar significativamente menos memória em laptops, híbridos dois-em-um e PCs de mesa.

Chrome

Como o Microsoft Edge usa o mesmo código do Chromium que o Chrome, o navegador – que foi feito o  aplicativo padrão para todos os usuários do Windows 10 após a mudança para a atualização do Windows 10 de maio de 2020  – também terá ganhos com esse ajuste.

“Os primeiros resultados de testes internos de dispositivos na atualização de maio de 2020 mostram uma redução de até 27% no uso de memória ao navegar com o Microsoft Edge”, disse Kim Denny, gerente do Microsoft Edge, em uma publicação recente no blog sobre as melhorias “Desempenho individual do dispositivo variará com base na configuração e no uso, mas o menor uso de memória deverá criar uma experiência melhor. “

Como a Microsoft agora está usando a mesma base de código Chromium que o Chrome, a empresa com sede em Redmond contribuirá com seus recursos e melhorias para o Edge e o Chrome. De fato, os usuários do Google Chrome já estão se  beneficiando dos ajustes desenvolvidos pelas equipes da Microsoft.

O programador do Google Bruce Dawson afirmou que as reduções no uso de memória – como os surpreendentes 27% divulgados pela Microsoft – provavelmente serão maiores nos PCs com Windows 10 que executam o Windows 10 May 2020 Update, equipados com CPUs com um número maior de núcleos. No entanto, Dawson está confiante de que a maioria ainda poderá economizar centenas de megabytes (MB) no navegador.

“Experiências com a ativação por máquina da pilha de segmento para chrome.exe sugerem que isso poderia economizar centenas de MB nos processos do navegador e do utilitário de Serviço de Rede, entre outros, em algumas máquinas. Os resultados reais variam muito, com os melhores economias em máquinas com muitos núcleos “, escreveu Dawson em um patch para o Chromium.

“A adição de uma entrada SegmentHeap ao manifesto chrome.exe instruirá as versões recentes o suficiente do Windows (20-04 e posteriores) a optar por chrome.exe usando o heap do segmento em vez do heap herdado.”

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui