Microsoft parece estar instalando automaticamente versões PWA de apps do Office sem a permissão do usuário

A Microsoft parece estar experimentando a ideia de instalar automaticamente versões do Progressive Web App (PWA) do Word, Excel, Outlook e PowerPoint sem a permissão do usuário, usando o novo navegador Edge no Windows 10.

Isso por si só não seria assim ruim, afinal, obter alguma forma de Office grátis pode ser útil para a maioria dos usuários. No entanto, de acordo com relatórios, o experimento não se limita aos testadores do Windows Insider e, no pior dos casos, o Windows reinicializará sua máquina para aplicar essas “atualizações” sem o seu consentimento.

Os PWAs do Microsoft Office são versões baseadas na web do Word, Excel, Outlook e PowerPoint que podem ser acessadas através de um navegador da web como Edge ou Chrome. Normalmente, se os usuários desejam usar um dos PWAs do Office, eles precisam instalá-los manualmente e os aplicativos são adicionados ao menu Iniciar do Windows, onde podem ser facilmente acessados.

No entanto, o Windows Latest aponta que a Microsoft parece estar experimentando uma abordagem diferente. No fim de semana, vários usuários do Windows descobriram que os aplicativos da Web do Office foram instalados em suas máquinas com Windows 10 sem primeiro pedir permissão.

“Observamos que os PWAs foram instalados em nossos dispositivos em 11 de outubro e a Microsoft criou automaticamente entradas dedicadas para Excel, Outlook, Word e PowerPoint no menu Iniciar”, explica o Windows Latest.

Com base nas informações disponíveis até agora, o recurso parece fazer parte de um experimento do Microsoft Edge (a versão mais recente do Chromium, que é muito boa).

Repercussão

Agora, o que chamou a atenção de muitos é que essas instalações automáticas do Office PWA não estão acontecendo apenas para usuários Insider, que dão consentimento para tais experimentos.

Em vez disso, muitos relatórios estão surgindo de usuários regulares do Windows 10 que viram esses atalhos adicionados ao menu Iniciar sem permissão.

Alguns estão chamando de uma versão leve de bloatware ou de anúncios gratuitos da Microsoft em seu PC – embora o Google tenda a fazer o mesmo em Chromebooks para promover o Google Docs.

Os aplicativos da web progressivos não ocupam nenhum espaço em sua unidade e obter alguma forma de ferramentas gratuitas do Office em seu computador pode ser genuinamente útil, especialmente para usuários iniciantes que podem notar a diferença no uso da luz.

Entre isso, e a alternativa de testes do Office inchados que vêm com uma expiração de 30 dias, podemos até argumentar que gostamos dessa abordagem.Com isso dito, assim como o Google Docs, que também é gratuito, o Office Online sempre pode ser acessado sem muito barulho usando um navegador da web.

Nós nos perguntamos se a Microsoft poderia fazer melhor simplesmente fornecendo isso como um recurso leve, e não forçando a reinicialização do PC sem aviso prévio.

Como uma observação lateral, desinstalar os PWAs do Office é fácil de realizar: inicie o Painel de Controle e navegue até Programas e Recursos ou, no aplicativo Configurações, abra Aplicativos e Recursos. Lá, você pode remover os PWAs para Word, Excel, Outlook e PowerPoint para sempre.

Fonte

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here