A Microsoft está a testar um novo “modo escuro” para o Paint, app criada pela empresa há muitos anos e que vem pré-instalado em todos os sistemas operativos do Windows. A atualização faz parte do pacote de melhorias do Windows 11.
O “modo escuro”, que já está disponível em muitos outros aplicativos do Windows, é uma variação das cores da interface gráfica que utiliza fundos escuros para melhorar a visualização do conteúdo. Dessa forma, a visualização do aplicativo é mais confortável mesmo em ambientes pouco iluminados, além de manter as cores e imagens mais vivas.
Além do novo modo escuro, o Paint ganhou também uma melhoria nos seus controlos de zoom e nas caixas de diálogo para abrir e guardar arquivos. Ainda, a Microsoft melhorou os seus atalhos de acessibilidade, permitindo que o Paint seja usado com mais facilidade por pessoas com necessidades especiais.
“Também estamos a lançar melhorias nos controlos de zoom para dar a si mais flexibilidade e controlo sobre a visualização do seu conteúdo no ecrã”, explica Dave Grochocki, principal líder do programa para aplicativos integrados do Windows.
Contudo, os utilizadores terão de esperar para ter uma funcionalidade que muitos vem pedindo há tempos: a capacidade de criar camadas. Por enquanto, apenas o Microsoft Paint 3D, oferece essa funcionalidade. No entanto, existe rumores de que o Paint 2D poderá ter essa opção no futuro.
O Paint é um dos aplicativos mais queridos pelos utilizadores da Microsoft, mas até agora, a empresa não tinha dedicado muitos esforços na sua atualização. Com o Windows 11, a Microsoft decidiu dar mais atenção ao Paint e, assim, torná-lo mais moderno e atrativo.
Embora a Microsoft não tenha divulgado ainda a data de lançamento do novo Paint, a app melhorada deverá estar disponível em breve para todos os utilizadores do Windows 11. Espera-se que o novo Paint traga novidades há muito tempo esperadas pelos utilizadores, mas mantendo a simplicidade e facilidade de uso que fizeram deste aplicativo um dos mais populares da história do Windows.
Infelizmente ainda não existe uma opção para camadas, então o Paint ainda é o editor de imagens básico que temos dentro do Windows há décadas. A Microsoft planeou remove-lo do Windows 10 antes de ter decidido mantê-lo. Após isso, a Microsoft destacou o 3D Paint, uma versão modernizada que pretendia substituir o aplicativo Windows Paint tradicional.