Microsoft lança plugin de segurança para o Chrome

blank

A guerra de browsers entre a Microsoft e a Google ganhou um novo e inesperado episódio.

A Microsoft lançou uma extensão para o Google Chrome denominada Windows Defender Browser Protection. A extensão é gratuita e, como o nome indica, é uma extensão de segurança. O objectivo é proteger os utilizadores “contra ameaças online, como o phishing ou websites maliciosos.” A Microsoft colocou na extensão as funcionalidade de protecção em tempo real que estão incluídas no seu browser, Edge.

O Google Chrome não é um browser despido de funcionalidades de segurança. O Chrome já possui à partida algumas das funcionalidades que a Microsoft colocou nesta extensão, como avisar os utilizadores quando entram num website malicioso ou quando clickam num link que poderá transferir conteúdo virulento para o computador. Ainda assim, a Microsoft afirma-se enquanto “superior” em termos de segurança. A Microsoft apoia-se, por exemplo, num relatório da firma de segurança NSS Labs que afirma que o browser Edge bloqueia 99% dos ataques de phishing. O Chrome, segundo o mesmo relatório, apenas bloqueou 87% das instrusões.

A Microsoft afirma então que esta extensão oferece “melhor protecção” aos utilizadores.

O browser Edge está longe de ser um sucesso

A Microsoft tem feito esforços no sentido de tornar o seu browser mais apelativo, mas os dados de utilização da StatCounter indicam que os esforços têm sido em vão. Nos últimos dados disponíveis (referentes a Dezembro de 2017), o Google Chrome permanecia o browser mais utilizado pelos internautas: 64,72% das pessoas utilizavam Chrome. Em segundo lugar, aparecia o Firefox com 12,21%. O novo browser da Microsoft aparece apenas em quinto lugar, com uns modestos 4,18%. Apesar de ter sido entretanto descontinuado, o browser antigo da Microsoft continua a ser mais utilizado do que o novo, com 7,71%. Assim sendo, ainda resto muito trabalho à Microsoft para tentar competir de igual para igual com os competidores neste nicho de mercado.

Fontes: Fortune e StatCounter

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here