Microsoft instalou o caos! Outlook e o Teams força abertura de links no Edge

Recentemente, a Microsoft tem feito esforços agressivos para incentivar os administradores de TI a utilizarem Edge em vez de outros navegadores nos programas Outlook e Teams. No entanto, muitos utilizadores consideram esta atitude pouco benéfica para os seus utilizadores, uma vez que pode levar a confusão para os menos experientes e resultar em menos eficiência.

Embora a utilização do Edge nestes programas não afete as configurações padrão do navegador no Windows, a Microsoft está a utilizar medidas como prompts e botões Bing para empurrar os utilizadores para longe de navegadores como o Chrome. Esta abordagem é vista por alguns como uma tática questionável, já que poderia levar a uma maior resistência dos utilizadores.

Esta situação está gerar preocupação na internet, incluindo os próprios utilizadores do Windows. Muitos temem que essa insistência da Microsoft possa acabar desfavoravelmente para a empresa e gerar irritação dos utilizadores pouco experientes com a tecnologia.

A Microsoft testou uma mudança semelhante no aplicativo padrão do Windows 10 Mail em 2018, numa tentativa de forçar as pessoas a acederem ao Edge para links de e-mail. Isto acabou por nunca chegar a acontecer devido a uma reação dos testers do Windows 10. Uma mudança semelhante em 2020 viu a Microsoft tentar forçar o mecanismo de pesquisa padrão do Chrome para o Bing usando o instalador do Office 365, e também ninguém ficou satisfeito. Em 2020 também forçou a instalação do novo browser da Microsoft no Windows 7 e 8, bem como dificultou a mudança do Edge para outro browser no Windows 11.

O problema aqui não está na mudança de posições entre os navegadores mais utilizados. A estratégia da Microsoft está a ser vista como invasiva e incomodativa, especialmente porque esta abordagem pode acabar por prejudicar o seu próprio público. Muitos utilizadores reclamam, sobretudo porque a empresa tem gerado confusão e incertezas, o que, no fim, pode acabar por levar muitos utilizadores a afastarem-se da empresa.

A atitude da Microsoft em incentivar a utilização do Edge pode ser vista como um desejo de inovar e mudar o seu posicionamento como empresa, no entanto, é evidente que essa mudança de comportamento precisa de ser feita de forma gradual e respeitando a vontade dos próprios utilizadores, neste momento resta aguardar pela decisão final da empresa para verificarmos se a decisão se torna final ou não.

Fonte: Neowin

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui