Microsoft faz promessa sobre carbono

Microsoft promete remover todo o carbono que emitiu para o ambiente desde 1975, altura em que a empresa foi fundada. Satya Nadella, o chefe executivo diz que quer atingir este objectivo até 2050.

Para atingir o objectivo a empresa tem a intenção de de se tornar uma empresa sem emissão de carbono até 2030, o que é mais rápido do que a empresa Amazon que diz atingir esse objectivo até 2040.

A Microsoft afirma que criou um fundo de $1bn para desenvolver tecnologias que combatem o carbono.

Quando uma empresa afirma que é neutra de emissões de carbono significa que não emite carbono, mas a Microsoft afirma que só isso não chega. A empresa defende que temos que ser emissores negativos, ou seja, além de não se emitir carbono, ainda reduzimos o carbono que já foi emitido. A Microsoft diz que vai atingir este patamar através da utilização de tecnologias de captura de carbono.

A noticia foi aplaudida por defensores do ambiente que afirmam que a atitude da empresa demonstra a sua preocupação com o ambiente. No entanto, para realmente se mudar o ambiente é preciso que outras 1000 empresas tomem a mesma decisão. Por outro lado, a Greenpeace afirma que a Microsoft ainda tem que pensar no problema da relação com empresas de óleo e gás. Já é um bom passo mas o problema dos combustíveis fosseis é uma realidade que está a prejudicar o ambiente e empresas tais como as de tecnologia de inteligência artificial precisam de tomar medidas.

A empresa de construção de software Intuit também se comprometeu a tornar-se carbono negativa até 2030. Afirma que tem a intenção de reduzir a sua emissão 50 vezes mais do que a sua pegada de carbono em 2018.

A empresa Google lançou ferramentas que permitem às cidades compreender as suas emissões de carbono e consequentemente como as reduzir. A Google também tem a intenção de investir em projectos amigos do ambiente para reduzir as suas próprias emissões de carbono.

Fonte: BBC

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here