Microsoft está investindo esforços para tornar o Teams uma plataforma colaborativa

Você pode não ter notado, mas o Microsoft Teams está lentamente evoluindo de um aplicativo de chat no local de trabalho parecido com o Slack para uma plataforma colaborativa própria.  Além de apenas conversar com seus colegas de trabalho, você também pode instalar aplicativos dentro do Teams para gerenciar projetos do Asana ou construir um aplicativo personalizado especificamente ajustado às necessidades da sua empresa.

No Build 2021, a Microsoft está fazendo um esforço maior para tornar o Teams uma plataforma para aplicativos colaborativos. Depois de lançar aplicativos para reuniões de equipe no outono passado, a Microsoft agora está dando aos desenvolvedores mais flexibilidade. Por um lado, seus aplicativos não precisarão mais ser confinados em barras laterais, já que o Teams agora está testando a colaboração no palco principal.

Isso pode, por exemplo, permitir que os aplicativos do quadro branco assumam a janela principal do Teams para que você possa rabiscar ideias junto com os colegas.

Os desenvolvedores também podem criar cenas personalizadas para reuniões específicas para suas empresas, bem como acessar APIs que podem automatizar certos eventos de reunião em torno do horário de início e término de uma sessão.

Neste verão, os desenvolvedores do Teams também poderão acessar os fluxos de mídia durante as reuniões para coisas como transcrição em tempo real, tradução e anotações.

Isso também dá aos administradores de TI mais controle sobre como os aplicativos usam esses recursos – afinal, você não gostaria de dar a um aplicativo de transcrição a capacidade de anotar todas as reuniões.

Outras novidades

Além disso, a Microsoft agora está visualizando os componentes do Fluid Framework nos Chats do Teams.

Isso permite que você trabalhe em coisas como uma tabela, lista ou campo de texto que pode ser copiado em outras conversas do Teams ou aplicativos do Office 365, enquanto também pode ser editado em tempo real por colegas.

Fluid Framework é muito para envolver sua cabeça, mas você pode pensar nisso como uma desconstrução completa de documentos tradicionais do Office. Em vez disso, está mais focado em pequenos recursos colaborativos que podem ser compartilhados em qualquer lugar.

É difícil dizer se o esforço da Microsoft para a colaboração do Teams irá realmente a algum lugar, mas a plataforma é certamente atraente. A empresa diz que mais de 145 milhões de pessoas estão usando o Teams todos os dias, o que oferece um grande mercado acessível.

Os aplicativos do Teams também funcionam em várias plataformas, como Windows, Mac, iOS e Android, o que deve ser atraente para os desenvolvedores. No mínimo, os aplicativos Teams são uma forma de a empresa se diferenciar da integração de aplicativos relativamente simples do Slack.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui