Microsoft e Sony criam sensor de imagem com IA

O sensor de imagem da Sony terá capacidades de inteligência artificial do Microsoft Azure, tendo sido anunciado na semana passada, o IMX500 é o primeiro sensor de imagem do mundo a conter um chip pixel e um chip lógico. O chip lógico, chamado processador de sinais digitais da Sony, é dedicado ao processamento de sinais de IA, juntamente com a memória do modelo de IA.

“A análise de vídeo e as câmaras inteligentes podem impulsionar melhores insights e resultados de negócios numa ampla gama de cenários para as empresas”, disse Takeshi Numoto, vice-presidente corporativo e diretor de marketing comercial da Microsoft.

“Através desta parceria, estamos a combinar a experiência da Microsoft em fornecer soluções de IA de confiança e de análise de nível empresarial com a liderança estabelecida da Sony no mercado de sensores de imagem, para ajudar a descobrir novas oportunidades para os nossos clientes e parceiros mútuos.”.

A parceria surge na sequência da Microsoft e da Sony terem anunciado no ano passado que iriam explorar o desenvolvimento conjunto de serviços de streaming de jogos e conteúdos baseados no Azure. Como parte de um memorando de entendimento, os dois disseram que iriam analisar potenciais projetos colaborativos a envolver os sensores de imagem da Sony e a tecnologia Azure AI da Microsoft.

Apesar do novo surto de coronavírus que afeta as cadeias de abastecimento em todo o mundo, a Sony disse em março que o seu segmento de soluções de imagem e deteção continuou a funcionar sem qualquer “impacto material”. Notou, no entanto, que existia um risco potencial para que as vendas de sensores fossem impactadas por uma eventual desaceleração no mercado dos smartphones a partir da COVID-19, e que o seu negócio de eletrónica tinha sido dificultado por problemas na cadeia de abastecimento decorrentes do surto.

Esta parceria significa que a Sony e a Microsoft se juntaram efetivamente para criar soluções inteligentes de câmaras inteligentes (IA) alimentadas por inteligência artificial para facilitar a realização de análises de vídeo por parte dos clientes empresariais, anunciaram as empresas. As empresas incorporarão as capacidades do Microsoft Azure AI no sensor de imagem IMX500 da Sony.

A Sony e a Microsoft também anunciaram que vão criar uma aplicação gerida por câmaras inteligentes alimentada por Azure Internet of Things (IoT) e serviços cognitivos que esperam utilizar ao lado do sensor IMX500 para fornecer novos casos de utilização de análise de vídeo para clientes empresariais. A Microsoft e a Sony acrescentaram que também têm planos para trabalhar com clientes empresariais ainda este ano nas áreas da visão computacional e da análise de vídeo como parte do programa AI & IoT Insider Labs da Microsoft.

De acordo com a Sony, a aplicação permitirá que fornecedores de software independentes (ISVs) e fabricantes de equipamentos originais de câmaras inteligentes (OEMs) desenvolvam modelos de IA, permitindo-lhes criar o seu próprio cliente e soluções de visão de vídeo específicas para a indústria e visão computacional que utilizam o sensor de imagem IMX500.

Uma Investigação fornecida pela CBS Interactive indica que quando a Sony revelou o IMX500 na semana passada, disse que os utilizadores podiam escrever os seus próprios modelos de IA na memória incorporada do sensor. “Por exemplo, quando várias câmaras que empregam este produto são instaladas num local de retalho, um único tipo de câmara pode ser usado com versatilidade em diferentes locais, circunstâncias, horas ou propósitos”, disse na altura a Sony.

“Quando instalado à entrada da instalação pode ser utilizado para contar o número de visitantes que entram na instalação; Quando instalado na prateleira de uma loja, pode ser utilizado para detetar a escassez de stock; quando no teto pode ser usado para visitantes de loja de mapeamento de calor (deteção de locais onde muitas pessoas se reúnem), e similares.”.

Fonte: ZDNet

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here