Microsoft corrige bug do Windows 11 e VPN: já pode ligar a sua VPN

As atualizações mensais do Patch Tuesday da Microsoft para Windows geralmente são destinadas a corrigir problemas que vão surgindo, ou correções de sistema que têm de ser feitas. Mas, como já nos temos habituado, nem sempre é assim.

As atualizações de janeiro, lançadas na semana passada, causaram vários problemas para as empresas em particular. O mais sério, especialmente para pessoas que ainda lidam com configurações de trabalho remoto causadas por pandemia, foi um bug que quebrou certos tipos de conexões VPN.

Ora, tendo em conta que para quem faz trabalho remoto as ligações VPN são fundamentais para poder contactar-se À informação da sua empresa, pode imaginar que esta atualização causou um grande problema a nível mundial. A solução temporária era, simplesmente, remover a mais recente atualização do Windows, para que pudesse voltar a ligar-se à VPN que tanto precisa. No entanto, a Microsoft lançou uma atualização não programada para corrigir este problema, percebendo que era necessário a correção do mesmo rapidamente.

A Microsoft forneceu correções para este e outros problemas a partir de hoje, alguns dias depois de reconhecer o problema na sua página de problemas conhecidos.

De acordo com a documentação da Microsoft, os problemas de conexão VPN afetaram “conexões IPSEC que contêm um ID de fornecedor”, bem como conexões VPN L2TP e IPSEC IKE no Windows 10, Windows 11 e Windows Server versões 2022, 20H2, 2019 e 2016. O cliente VPN integrado do Windows parece ser o mais afetado, mas os clientes VPN de terceiros que usam esses tipos de conexões também podem encontrar o erro.

A última rodada de atualizações do Patch Tuesday também causou alguns problemas para o Windows Server, incluindo reinicializações inesperadas para controladores de domínio e inicialização com falha para máquinas virtuais Hyper-V. Todos esses problemas foram resolvidos por outros patches, embora não antes de causar problemas para administradores de TI.

A Microsoft também resolveu um problema que fazia com que as unidades formatadas em ReFS não aparecessem ou aparecessem como discos brutos e não formatados. A Microsoft também corrigiu esse problema, embora não antes de culpar o problema pelo uso “sem suporte” do ReFS em unidades removíveis.

O sistema de arquivos ReFS foi suportado nas versões de consumidor do Windows por alguns anos, embora a Microsoft tenha removido a capacidade de criar unidades ReFS há alguns anos, restringindo-o a servidores e edições corporativas do Windows.

Como instalar a atualização do Windows que corrige o problema da VPN?

Se a atualização estiver disponível para a sua máquina, vá para:

  • Iniciar > Configurações > Windows Update (Windows 11) ou
  • Iniciar > Configurações > Atualização e segurança > Windows Update (Windows 10).

Uma vez nesta página, pode verificar se há atualizações disponíveis e poderá iniciar as mesmas.

No entanto, esta atualização pode não estar disponível, por isso, e principalmente se precisa desta correção rapidamente para trabalhar, poderá fazer o download da mesma diretamente no site da Microsoft.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui